5 passos para fazer ebooks e ganhar uma renda extra!

 5 passos para fazer ebooks e ganhar uma renda extra!

Já pensou em escrever um ebook sobre um assunto que você domina para ajudar a pagar as contas no final do mês? Esse tipo de material é muito procurado pelo público, principalmente agora que a internet ganhou ainda mais espaço por conta do isolamento.

Montar e vender um ebook tem muitas vantagens, como: dar visibilidade para o seu negócio e te ajudar a ser uma autoridade no seu nicho. Além disso, um livro virtual é um conteúdo que se vende praticamente sozinho. Você só precisa fazê-lo uma vez. Depois, é só focar em algumas estratégias de vendas quando ele já estiver no ar.

Muitos empreendedores têm aderido a essa prática. Quer fazer parte do grupo? No post de hoje, vamos te dar um passo a passo para você escrever o seu ebook do zero e vendê-lo na internet para complementar sua renda. Vem ler!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

O primeiro passo para você criar o seu ebook é pensar no assunto do material. Para isso, você precisa encontrar um tema com o qual tenha afinidade, que tenha a ver com o seu negócio e que desperte o interesse do seu público. Uma dica é usar o seu Instagram para perguntar aos seguidores sobre o que eles gostariam de ler em um ebook. Assim, você já faz o levantamento de algumas ideias interessantes que pode usar para decidir o tema do seu material. O próximo passo é escrever. Aqui, comece pela estrutura, definindo os tópicos que vão ser abordados. Evite grandes blocos de texto e busque tornar o ebook mais dinâmico com imagens atrativas. O mais importante é oferecer um conteúdo de qualidade para o seu cliente, algo que ele não pode encontrar com uma busca rápida na internet.

2.

O terceiro passo para vender um ebook é caprichar no design. Existem algumas plataformas para pessoas que não tem muita familiaridade com esse tipo de arte. Assim, você consegue dar um ar mais profissional para o seu produto. O design é tão importante quanto o conteúdo, porque ele é a porta de entrada para o seu ebook. Da mesma forma, o título precisa ser atraente e despertar a curiosidade do seu leitor.

3.

Depois que você finalizou a escrita e a arte do seu material, é hora de pensar onde vendê-lo. As duas plataformas principais para fazer isso são a Hotmart e a Monetizze. Nelas, você cadastra seu produto e todo o processo de compra é feito por essas ferramentas. Se preferir, você pode vender seu ebook apenas no seu ecommerce ou até pela Amazon. O ideal é criar uma página de vendas, com as principais informações do livro online, assim como os benefícios que o leitor vai ter ao ler e as condições de pagamento. O último passo é divulgar o seu ebook. Para isso, use suas redes sociais e os anúncios pagos. Com eles, você pode segmentar um público específico e aumentar suas chances de conversão.

1. Escolha um assunto

O primeiro passo para escrever um ebook de sucesso é pensar muito bem sobre o tema que será tratado nesse conteúdo. Ele precisa ter a ver com o seu negócio e ser relevante para o seu público. Como ainda estamos vivendo um processo de reabertura do comércio, muita gente está em casa, buscando novas atividades.

Assim, se você tem uma loja de alimentos saudáveis, por exemplo, uma ideia é montar um ebook com receitas fáceis e que levam apenas ingredientes orgânicos. Já se você tem um salão, que tal preparar um material com diversos penteados que a cliente pode fazer sozinha em casa? Para lojas de roupas, uma ideia é montar um guia completo de estilo, com combinações de tecidos e estampas.

Para definir o assunto, pense nos temas que você mais domina dentro do seu nicho e qual o problema do seu cliente que o seu material pode ajudar a resolver. Uma dica que ajuda a entender o que os seus consumidores buscam é usar os stories do seu Instagram para perguntar.

Monte uma enquete ou abra a caixinha de perguntas e questione sobre que ensinamento eles gostariam que você compartilhasse em um ebook. Com isso, você já deve ter algumas boas ideias para começar.

2. Por que a autenticação em dois fatores é importante?

Agora que você já definiu o tema do seu ebook, precisa criar um material interessante para o seu cliente, principalmente porque você vai cobrar por isso. Então, tente trazer aprendizados que não são facilmente encontrados depois de uma pesquisa no Google.

O primeiro passo para começar a escrever é montar a estrutura do ebook, com todos os tópicos que vão ser abordados. Pense em qual história você quer contar. O ideal é que cada capítulo tenha alguma ligação com o anterior, para construir uma narrativa que faça sentido dentro do ebook. Isso vale para qualquer tipo de conteúdo.

Assim, se você optou por escrever sobre doces saudáveis, por exemplo, pode começar falando das vantagens desses alimentos, depois dos ingredientes necessários para as receitas e, enfim, dos melhores utensílios de cozinha para fazer os doces.

Traga um conteúdo que o leitor não encontrar em qualquer lugar. Para isso, alie sua experiência profissional e pessoal. Dessa forma, você cria um material diferenciado, único no mercado.

Na hora de escrever o seu material, é possível contratar alguém para te ajudar nesse processo. Há diversos redatores profissionais que estão acostumados com o modelo de ebook. Você pode tanto utilizar plataformas de contratação de freelancers, a exemplo do Workana, como procurar esse profissional na rede do LinkedIn.

Mais dicas para escrever seu ebook

Alguns elementos fundamentais que devem estar no seu ebook são:

  • Capa
  • Índice
  • Introdução
  • Desenvolvimento em tópicos
  • Conclusão
  • Sobre o autor ou autora

No final, você também pode colocar algumas referências de sites, livros e outros conteúdos que te ajudaram a montar o seu e que podem complementar o que o leitor viu no material. Outro ponto importante é pensar em um título atrativo. Guias e compilados de dicas costumam fazer sucesso entre os consumidores.

Além disso, ao desenvolver o conteúdo, monte uma estrutura dinâmica, sem blocos grandes de texto, para tornar a leitura mais agradável. Também é válido colocar algumas imagens para deixar seu material mais interessante, principalmente se você está falando sobre produtos mais visuais, como roupas ou receitas.

Por fim, revise todo o conteúdo, peça para pessoas de confiança fazerem o mesmo e darem uma opinião sobre o que você escreveu.

O processo pode até parecer trabalhoso e é um pouco mesmo, principalmente, se você quer criar algo de qualidade. Mas no fim, se o seu conteúdo for relevante para o mercado, ele pode ficar anos vendendo. Pensando por esse lado, nem é tão trabalhoso assim, né?

Agora, se você não quiser arriscar muito de primeira, pode testar uma versão menor e mais barata de ebook ou até gratuita, para ver como vai ser a recepção. Com o modelo validado, pode criar algo mais robusto para os seus clientes.

3. capriche no design

Assim como você deve criar um conteúdo relevante para o seu público, deve entregar um design caprichado. Da mesma forma que é possível terceirizar esse serviço com profissionais freelancers, você também pode criar a arte do ebook sozinho.

Há algumas plataformas feitas para não especialistas, como o Canva.com e o Trakto.io. O PowerPoint também é uma ferramenta útil na criação do material visual do ebook.

Então, gaste um tempo pensando na diagramação do seu livro virtual e em uma paleta de cores que tenha a ver com a sua marca.

O seu conteúdo pode ser incrível, mas se o design estiver mal feito, pode afastar possíveis compradores.

4. Escolha a plataforma de vendas

Seu ebook já está pronto! E agora? O próximo passo é decidir por onde vender o seu material. As duas principais plataformas para isso são a Hotmart e a Monetizze. Você só precisa se cadastrar em uma delas e colocar o seu ebook para vender.

A vantagem, nesse caso, é contar com todo o aparato necessário para realizar uma venda. As próprias plataformas conduzem todo o processo de pagamento, o que torna a venda mais prática. Há, ainda, a opção de publicar pela Amazon. Veja, neste link, como fazer isso.

Agora, se você já tem um ecommerce, também pode vender seu ebook por lá.

O ideal é que você crie uma página que traga algumas informações sobre o seu produto para ajudar o consumidor na decisão de compra. Algumas dicas nesse sentido são:

Inclua depoimentos de outros clientes e leitores (se você já tiver)

  • Fale sobre os benefícios e aprendizados que o consumidor vai ter ao ler o seu material
  • Ofereça condições especiais de pagamento, deixando claro qual o preço do produto
  • Mostre as principais informações sobre o ebook, como número de páginas e índice
  • Dê algum brinde para quem comprar o livro

Oferecer uma amostra grátis do ebook também é uma boa ideia para estimular a compra. Afinal, o cliente consegue ter um gostinho do que vai ler e avalia se esse conteúdo o interessa.

5. pense na divulgação

Você já decidiu onde vender o seu ebook, agora, precisa avisar as pessoas que está vendendo! O melhor meio para isso é usar suas redes sociais. Algumas semanas antes de você lançar seu material, já comece a promovê-lo na internet.

Vale fazer alguns posts sobre o assunto com uma certa frequência, criar stories filmando os bastidores da produção do ebook e até montar uma lista de e-mail para clientes que querem ser avisados em primeira mão sobre o lançamento.

Outra dica para divulgar seu ebook é criar anúncios pagos para um público segmentado. Nesse caso, pense que tipo de pessoa você quer atingir. As ferramentas para anunciar permitem que você selecione a idade, a região, o setor e outras informações importantes sobre os compradores ideais do seu produto. Nós montamos um artigo completo para você anunciar e vender nas redes sociais, veja aqui!

Como vimos, para criar o seu ebook, você precisa seguir uma série de etapas. Então, monte uma checklist com o que não pode faltar durante o processo. Assim, você evita erros desnecessários no meio do caminho.

Uma última dica para promover seu material é combinar com alguns parceiros de negócio uma estratégia de divulgação em conjunto de forma que os dois tenham benefícios. Quer saber mais sobre parcerias de sucesso? Então, leia este artigo que separamos para você: Transforme parcerias em novas oportunidades!

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

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