Já pensou em saber como escrever e-book sobre um assunto que você domina para ajudar a pagar as contas no final do mês? Esse tipo de material é muito procurado pelo público, principalmente, agora, que a internet ganhou ainda mais espaço por conta do distanciamento social.

Montar e vender um e-book traz muitas vantagens, como visibilidade para o seu negócio e autoridade em relação ao conhecimento do seu nicho. Além disso, um livro digital é um conteúdo que se vende praticamente sozinho. Você só precisa fazê-lo uma vez. Depois, é só focar algumas estratégias de vendas quando ele já estiver no ar.

Muitos empreendedores têm aderido a essa prática. Quer fazer parte do grupo? Neste post, vamos dar um passo a passo para você escrever o seu e-book do zero e vendê-lo na internet para complementar a sua renda. Confira!

1. Pense na persona

O primeiro passo a ser dado é a definição da sua persona. Trata-se de um personagem semifictício que representa o seu público-alvo. Para criá-la, pense em suas características pessoais, como idade, profissão, desejos, interesses, medos, entre outros aspectos.

Exemplificando: se você tiver um site sobre artesanato, sua persona pode ser Luiza, uma mulher de 38 anos, de classe média, com três filhos e que vende os produtos que confecciona em uma feira, para complementar a renda familiar.

Ela se interessa por conteúdos que ajudem a economizar para criar seus produtos e melhorar a produtividade, reduzindo o tempo que ela gasta para confeccionar cada peça. Além disso, quer acompanhar as novidades do mercado para conseguir inovar e ampliar suas vendas para mais clientes.

Assim, quando você começar a elaborar o seu e-book, deve pensar no conteúdo que seria interessante e ajudaria mais a resolver os problemas e necessidades da Luiza. Esse é principal ponto no qual deve se apoiar para definir sobre o que poderá escrever para atrair o seu público-alvo.

2. Escolha um assunto

Persona definida, agora é o momento de escolher cuidadosamente o tema. Ele precisa ter relação com o seu negócio e ser relevante para o seu público. Como ainda estamos vivendo um processo de reabertura do comércio, muita gente está em casa, buscando por novas atividades e oportunidades.

Assim, se você tem uma loja de alimentos saudáveis, por exemplo, uma ideia é montar um e-book com receitas fáceis e que levem apenas ingredientes orgânicos. Já se você tem um salão de beleza, que tal preparar um material com diversos penteados que o cliente possa fazer sozinho em casa? Para lojas de roupas, uma ideia é montar um guia completo de estilo, com combinações de tecidos e estampas.

Para definir o assunto, pense nos temas que você mais domina no seu nicho e qual o problema do seu cliente que o seu material pode ajudar a resolver. Uma dica que ajuda a entender o que os seus consumidores buscam é usar os Stories do seu Instagram para perguntar.

Monte uma enquete ou abra a caixinha de perguntas, e questione sobre que ensinamento eles gostariam que você compartilhasse em um e-book. Com isso, você já deve obter algumas boas ideias para começar.

3. Dê atenção especial ao título

Após escolher o tema, é preciso definir um título chamativo. Esse é um momento muito importante, pois muitas pessoas decidem baixar o e-book quando o título desperta a curiosidade e prende o leitor.

Para isso, você pode utilizar números, perguntas ou fazer promessas. Essas são algumas das técnicas utilizadas para chamar a atenção. Guias e compilados de dicas costumam agradar os consumidores. Assim, alguns exemplos podem ser:

  • “15 artesanatos diferenciados para vender investindo pouco dinheiro”;
  • “Como divulgar o seu artesanato pela Internet: guia completo para iniciantes”;
  • "Guia da produtividade do artesanato: faça mais em menos tempo!".

4. Planeje para saber como escrever o e-book

Sem planejamento, é muito difícil obter bons resultados. Por isso, você deve ter um objetivo claro, assegurando que o conteúdo entregará exatamente o que o título prometer.

Assim, antes de começar, faça um rascunho, planejando todo o conteúdo. Para isso, responda às seguintes questões:

  • Quais problemas o seu e-book solucionará?
  • Quantos capítulos ele precisará ter e qual o título de cada um?
  • Quais subtítulos você poderá criar para cada capítulo?
  • Quais textos você precisará utilizar como referência para a elaboração do seu conteúdo?
  • Em quais você pesquisará para obter informações confiáveis?

O primeiro passo para começar a escrever é montar a estrutura do e-book, com todos os tópicos que serão abordados. Pense em qual história você quer contar. O ideal é que cada capítulo tenha alguma ligação com o anterior, para construir uma narrativa que faça sentido dentro do e-book. Isso vale para qualquer tipo de conteúdo.

Assim, se você optou por escrever sobre doces saudáveis, por exemplo, pode começar falando das vantagens desses alimentos, depois, dos ingredientes necessários para as receitas e, enfim, dos melhores utensílios de cozinha para fazer os doces.

A seguir, pense na estrutura lógica do texto. Isso porque, como em qualquer texto, ele deve conter:

  • introdução — contextualização do assunto a ser tratado e um resumo do que o leitor vai encontrar no material;
  • desenvolvimento — capítulos e subcapítulos, distribuídos com lógica, de maneira ordenada para leitura;
  • conclusão — retomada e fechamento doo assunto, de maneira resumida.

Formatação

Os elementos fundamentais que devem estar no seu e-book são:

  • Capa;
  • Índice;
  • Introdução;
  • Desenvolvimento em tópicos;
  • Conclusão;
  • Sobre o autor ou autora;
  • Referências.

No final, você deve colocar as referências de sites, livros e outros conteúdos que ajudaram a montar o seu material, e que podem complementar o que o leitor viu no e-book.

Além disso, ao desenvolver o conteúdo, monte uma estrutura dinâmica, sem blocos grandes de texto, para tornar a leitura mais agradável. Também é importante colocar algumas imagens para deixar seu material mais interessante, principalmente, se você está falando sobre produtos mais visuais, como roupas ou receitas.

5. Crie um conteúdo diferenciado e de qualidade

Agora que você já planejou o seu e-book, precisa criar um material interessante para o seu cliente, principalmente, porque você vai cobrar por isso. Então, tente trazer aprendizados que não são facilmente encontrados depois de uma pesquisa no Google.

Escreva um conteúdo que o leitor não encontrará em qualquer outro lugar. Para isso, alie a sua experiência profissional e pessoal. Dessa forma, você criará um material diferenciado, único no mercado.

Na hora de escrever o seu e-book, é possível contratar alguém para ajudar nesse processo. Há diversos redatores profissionais que estão acostumados com o modelo desse tipo de publicação. Você pode chamar freelancers para redação, design, entre outros serviços, como também, buscar esses profissionais na rede do LinkedIn.

6. Busque boas imagens

A identidade visual do e-book é uma parte fundamental para chamar a atenção da sua persona. Para isso, é indispensável ilustrar o material com imagens de qualidade.

Você pode utilizar bancos de imagens, como Public Domain Photos e o Free Digital Photos, que disponibilizam algumas gratuitamente. Além disso, você também precisa se preocupar com o aspecto visual do e-book como um todo, o seu design. Isso inclui tamanho e tipo das letras, cores e organização do conteúdo, aspectos essenciais.

7. Capriche no design

Assim como você deve criar um conteúdo relevante para o seu público, o design também deve ser caprichado. É possível terceirizar esse serviço com profissionais freelancers ou, se preferir, pode criar a arte do e-book sozinho.

Há algumas plataformas feitas para não especialistas, como o Canva.com e o Trakto.io. O PowerPoint também é uma ferramenta útil na criação do material visual do e-book.

Então, gaste um tempo pensando na diagramação do seu livro virtual e em uma paleta de cores que tenha a ver com a sua marca. O seu conteúdo pode ser incrível, mas se o design estiver malfeito, pode afastar possíveis compradores.

Contudo, se você não tem muitos conhecimentos sobre o assunto, pense em contratar um designer profissional, ideal para criar um layout perfeito para o seu material. Isso fará toda a diferença no produto.

8. Revise todos os detalhes com cuidado

Por fim, revise todo o material, de preferência com um profissional, já que os erros ortográficos, gramaticais e de digitação são inaceitáveis em qualquer tipo de publicação, levando ao descrédito do conteúdo. Afinal, ninguém gosta de ler um texto cheio de erros, não é verdade? Além de não ser profissional, pode prejudicar o entendimento do material.

Por isso, é importante fazer a releitura do conteúdo várias vezes, com muita atenção. O próprio Word, assim como o Google Docs, aponta erros e sugere mudanças nas redações. Outra ferramenta que pode ajudar muito é utilizar dicionários online, como o Aurélio ou Priberian!

Além disso, é preciso verificar se as informações estão corretas e se os dados estão atualizados. Para garantir um boa qualidade no texto, o ideal é poder contar com um revisor profissional, pois tem conhecimentos técnicos, ortográficos e gramaticais, necessários para um conteúdo claro, objetivo e relevante.

9. Finalize com uma checagem geral

Essa é a etapa do teste de qualidade. Aqui, você deve retornar ao seu documento de planejamento para checar se todos os detalhes foram incluídos e se todos os passos foram cumpridos.

O processo todo pode até parecer trabalhoso, e é um pouco mesmo, principalmente, se você quer criar algo de qualidade. Mas no fim, se o seu conteúdo for relevante para o mercado, ele pode vender por muito tempo.

10. Registre seu e-book

Se você resolveu escrever um e-book de sucesso e quiser vendê-lo na internet com autoridade, é preciso garantir a autoria da sua obra. Registrar o direito autoral é uma forma de poder reivindicar os seus direitos quando for plagiado e proteger você, para que não seja acusado de plágio.

No Brasil, isso é feito na Biblioteca Nacional. Para isso, basta entrar no site e solicitar o número do ISBN (Interntional Standart Book Number). Trata-se de um sistema internacional de identificação de livros físicos, revistas, e-books, softwares, entre outras publicações.

O sistema gera uma numeração que identifica título, autor, país, editora e edição. Com isso, você assegura a sua propriedade intelectual e os direitos de comercialização.

11. Escolha a plataforma de vendas

Você finalizou o seu e-book! O próximo passo é decidir onde vendê-lo. As plataformas mais importantes para isso são a Hotmart e a Monetizze. Você só precisa se cadastrar em uma delas e colocar o seu e-book para vender.

A vantagem, nesse caso, é contar com todo o aparato necessário para realizar uma venda. As próprias plataformas conduzem todo o processo de pagamento, o que torna a venda mais prática. Há, ainda, a opção de publicar pela Amazon. Veja, neste link, como fazer isso.

12. Venda no seu e-commerce

Se você já tem um e-commerce, também pode vender seu e-book por lá. O ideal é criar uma página no site só para isso, trazendo algumas informações sobre o seu produto para ajudar o consumidor na decisão de compra. Algumas dicas, nesse sentido, são:

  • inclua depoimentos de outros clientes e leitores (se você já tiver);
  • fale sobre os benefícios e aprendizados que o consumidor vai ter ao ler o seu material;
  • ofereça condições especiais de pagamento, deixando claro qual o preço do produto;
  • mostre as principais informações sobre o e-book, como número de páginas e índice;
  • dê algum brinde para quem comprar o livro.

Agora, se você não quiser arriscar muito de primeira, pode testar uma versão menor e mais barata de e-book, ou até gratuita, para ver como vai ser a recepção. Oferecer uma amostra grátis do material também é uma boa ideia para estimular a compra. Afinal, o cliente consegue ter um gostinho do que vai ler e avalia se esse conteúdo o interessa. Com o modelo validado, pode criar algo mais robusto para os seus clientes.

Nessa página, você também deve inserir um formulário para as pessoas interessadas se cadastrarem, a fim de baixar o e-book. Essa é uma estratégia para fidelizar leitores para os conteúdos que já tem em seu blog ou que pretende publicar. É uma base de dados que vai permitir manter um relacionamento com o seu público-alvo e fazer o seu marketing de conteúdo.

13. Divulgue em redes sociais

Você já decidiu onde vender o seu e-book, agora, precisa avisar as pessoas que está disponibilizando o conteúdo! O melhor meio para isso é usar as suas redes sociais. Algumas semanas antes de você lançar o seu material, já comece a promovê-lo na internet.

Vale fazer alguns posts sobre o assunto com certa frequência, criar Stories filmando os bastidores da produção do e-book e até montar uma lista de e-mail para clientes que desejem ser avisados em primeira mão sobre o lançamento.

Outra dica para divulgar seu e-book é criar anúncios pagos para um público segmentado. Nesse caso, pense no tipo de pessoa que você quer atingir. As ferramentas para anunciar e vender em redes sociais permitem que você selecione a idade, a região, o setor e outras informações importantes sobre os compradores ideais do seu produto.

Além disso, você pode promover o seu material combinando com alguns parceiros de negócio, uma estratégia de divulgação em conjunto, de modo a beneficiar ambas as partes.

Como vimos, saber como escrever e-book pode ser uma grande oportunidade de renda extra. Esperamos que o passo a passo que trouxemos neste artigo tenha contribuído para isso. Para que tudo saia impecável e a sua publicação faça sucesso, não se esqueça de fazer uma lista com todos os detalhes e checá-la ao final do trabalho. Assim, você evita erros e materiais incompletos.

Gostou de saber como fazer e-books? Se quiser aprender mais sobre como divulgar o material, veja como transformar parcerias em novas oportunidades!