5 livros que todo empreendedor deveria ler!

 5 livros que todo empreendedor deveria ler!

Você sabia que, entre junho e julho deste ano, o faturamento das vendas de livros no Brasil aumentou 4,4% em relação ao mesmo período de 2019? Esse é um dado animador. Afinal, bons livros trazem aprendizados para a vida — e para o negócio. Hoje, vemos diversas publicações focadas em empreendedorismo ocupando as estantes ou as vitrines online das livrarias.

Por isso, trouxemos 5 dicas de livros que todo dono de negócio deveria ler para alavancar a empresa, melhorar a gestão de pessoas e se tornar um verdadeiro líder. Vem conferir a seleção!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

A nossa lista de livros conta com: Mindset, O jeito Disney de encantar clientes, Previsivelmente irracional, Conversas decisivas, Paixão por vencer. O primeiro título da lista, Mindset, é uma obra que mostra dois tipos de mentalidade, a fixa e a de crescimento, que determinam todas as nossas ações. A autora, Carol Dweck, analisa casos reais em que a atitude mental foi determinante para pessoas nos esporte, nos estudo, nos relacionamentos e, claro, nos negócios.

2.

Já O jeito Disney de encantar os clientes apresenta os segredos da empresa para oferecer uma experiência de alto nível para os seus consumidores. Com ele, você vai descobrir as melhores práticas de atendimento para aplicar no seu negócio. O livro Previsivelmente irracional traz ensinamentos ricos sobre o comportamento humano. A obra explica as motivações por trás de nossas escolhas e dá dicas sobre como tomar as melhores decisões para o seu negócio.

3.

Conversas decisivas é a leitura ideal para quem quer melhorar a comunicação e busca por exercícios para colocar em prática. Paixão por vencer, do famoso executivo Jack Welch, traz dicas sobre todos os aspectos de uma empresa, desde a organização financeira até a gestão de pessoas. No final do artigo, damos algumas dicas para você ler mais e reter os aprendizados das obras, como estabelecer metas diárias de página, fazer anotações, sempre ter um livro com você e compartilhar a leitura com um amigo.

1. Mindset

O termo mindset (mentalidade) se popularizou nos ambientes corporativos, muito por conta do livro de mesmo nome de Carol S. Dweck, doutora em Psicologia pela Universidade Stanford.

Partindo da tese central de que as pessoas têm dois tipos de mentalidade, a fixa e a de crescimento, a autora mostra as principais características de cada uma delas e como elas impactam todos os aspectos da vida pessoal e profissional.

Para isso, Dweck analisa as características de personalidades famosas e pessoas comuns para exemplificar como funcionam suas mentalidades. O objetivo do Mindset é mostrar como a atitude mental que temos diante das situações é fundamental para o sucesso.

Um dos tópicos do livro é justamente sobre como esse conceito se aplica aos negócios e como o empreendedor pode explorar o seu potencial para ter sucesso na gestão da sua empresa.

Mindset é um dos títulos da trilha “Quer desenvolver bons relacionamentos?”, da biblioteca Stone.

2. O jeito Disney de encantar os clientes

Quer oferecer um atendimento de excelência para os seus consumidores? Então, você precisa ler O jeito Disney de encantar os clientes, produzido pelo Disney Institute. A empresa é famosa por oferecer uma experiência de alto nível para os visitantes dos seus parques.

No livro, você encontra os segredos da Disney que podem ser aplicados ao seu negócio para encantar clientes com o melhor atendimento que eles já viram. Você vai acompanhar os bastidores da empresa e quais as estratégias usadas para a fidelização de consumidores.

O jeito Disney de encantar os clientes faz parte da trilha “Como criar uma empresa vencedora?” que você encontra na biblioteca da Stone, clicando aqui.

3. Previsivelmente irracional

Em Previsivelmente irracional, o autor Dan Ariely mostra por que as pessoas tomam decisões erradas. De fácil leitura, a obra traz reflexões inovadoras para os gestores pensarem sobre os caminhos que estão construindo para o próprio negócio.

Por que continuamos com dor de cabeça depois de tomar um remédio barato, mas a dor vai embora com uma medicação cara? Por que ostentamos em refeições luxuosas, mas queremos economizar vinte centavos em uma lata de ervilha?

O livro combate a crença de que todas as nossas decisões são pautadas em processos racionais, revelando a verdadeira face do comportamento humano e ajudando o leitor a fazer escolhas melhores. Com base em pesquisas e experimentos empíricos, a obra vai ampliar a sua visão de mundo e impactar positivamente os rumos da sua empresa.

Previsivelmente irracional está na trilha “Como tomar decisões éticas?”, da biblioteca Stone. Confere aqui!

4. Conversas decisivas

Se você busca por técnicas para melhorar a sua comunicação, o livro Conversas decisivas é uma boa escolha de leitura. Os autores, Kerry Patterson, Joseph Grenny, Ron Mcmillan e Al Switzler ajudam você a descobrir quais são os comportamentos positivos e negativos que impactam na comunicação e que devem ser potencializados ou reparados.

Com exercícios práticos, o livro estimula você a se comunicar de forma mais clara e alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. Conversas decisivas é parte da trilha “Quer desenvolver bons relacionamentos?”. Veja mais sobre ela na biblioteca Stone.

5. Paixão por vencer

Paixão por vencer foi escrito por um dos mais importantes executivos do mundo, Jack Welch. O livro é rico em dicas para os empreendedores alavancarem o seu negócio e enfrentarem os mais diversos desafios do dia a dia. A obra aborda temas como organização financeira da da empresa, liderança, gestão de equipes, concorrência e elaboração de estratégias.

Paixão por vencer faz parte da trilha “Como criar uma empresa vencedora?”. A biblioteca Stone é recheada de sugestões de livros essenciais para quem quer desenvolver o seu negócio em todos os aspectos. Confira todos os títulos aqui.

Dicas para ler mais

Agora que você já sabe quais são os 5 livros da nossa seleção, confira uma lista com dicas para ler mais e expandir o seu conhecimento sobre negócios:

  • Estabeleça um horário para ler todos os dias
  • Lembre-se: ler 10 minutos diariamente é melhor do que não ler
  • Coloque metas de páginas por dia ou semana
  • Use o aplicativo Goodreads para monitorar suas leituras
  • Carregue sempre um livro com você e leia em qualquer lugar
  • Espalhe livros pela casa para sempre ter uma leitura por perto
  • Troque o tempo ocioso nas redes sociais para ler mais
  • Faça anotações sobre as principais ideias apresentadas nos livros e revise o que você anotou ao final da leitura
  • Procure mais informações sobre os autores e sobre as obras para contextualizar o que foi aprendido
  • Combine de ler o mesmo livro com um amigo, para vocês discutirem os ensinamentos juntos e fixarem o conteúdo

E aí, já escolheu sua próxima leitura? Se você gostou deste conteúdo, vai se interessar pela lista que montamos com 5 podcasts imperdíveis para um dono de negócio, confira aqui!

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *