5 dicas de especialista para criar anúncios de sucesso

 5 dicas de especialista para criar anúncios de sucesso

Você faz anúncios para divulgar o seu negócio?

Conversamos com a Mayara Xavier, especialista em Facebook, para descobrir os segredos de uma estratégia eficiente de anúncios na plataforma. Vem conferir as dicas de ouro da especialista!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

O primeiro passo para ter sucesso nos anúncios do Facebook é definir os objetivos. Eles devem ser específicos, mensuráveis, viáveis, relevantes e durar um tempo limite. Essas metas devem variar de acordo com o negócio. Ao longo da nossa conversa, Mayara deu exemplos para restaurantes, escritórios de arquitetura e joalherias online. O valor investido nos anúncios vai depender desses objetivos (quantas pessoas alcançar e para quantos clientes você pretende vender, por exemplo). O próximo passo é estabelecer o seu público-alvo. Algumas perguntas recomendadas para isso são: 1. Quais são as necessidades do meu consumidor típico?; 2. Como é o meu consumidor típico; 3. O que motiva o meu consumidor típico? Com base nesses dados, você deve criar abordagens que façam sentido para o seu cliente. Assim como as metas, esse público varia de empresa para empresa.

2.

O terceiro passo da lista é entender a jornada do consumidor. Isso passa pelas três etapas do funil de marketing: reconhecimento, consideração, conversão. O primeiro diz respeito à lembrança que o cliente tem da sua marca. Já a segunda etapa corresponde ao momento que o seu consumidor já sabe quem você e pense em comprar algo da sua empresa. A conversão, por sua vez, é uma ação valiosa que o cliente realiza, como incluir alguns produtos no carrinho de compra. Depois, é hora de criar os seus anúncios, o nosso quarto passo. Para isso, você deve clicar no botão “promover” da sua página do Facebook. Então, você vai ter acesso a todas as possibilidades de objetivos que a plataforma oferece. Se você já impulsiona e quer refinar sua estratégia de anúncio, Mayara recomenda a plataforma de gerenciamento de anúncios, que traz ferramentas mais avançadas.

3.

Para a etapa de reconhecimento, o ideal é promover a sua empresa localmente. Para a consideração, você pode selecionar a opção de obter mais visitas no seu site. Já no caso da conversão, um dos objetivos indicados é vender mais pelo seu site. Se você nunca fez uma campanha, vale utilizar os anúncios automatizados do Facebook, que dão sugestões de objetivos de acordo com as necessidades do seu negócio. Quando estiver criando anúncios, é muito importante que você acerte na abordagem, passando uma mensagem correta e objetiva para o seu público, que deve estar alinhada aos desejos e motivações dele. O último passo é mensurar os resultados dos seus anúncios. Isso é facilmente feito clicando no ícone de anúncios (representado por um alto-falante) na sua página do Facebook. Ali, é possível acompanhar os resultados de cada anúncio criado, assim como dados sobre número de curtidas, compartilhamento, cliques, alcance e frequência.

1.Defina os objetivos da sua campanha no Facebook 

O Facebook oferece a oportunidade para as empresas alcançarem um grande número de pessoas, tanto de forma orgânica, como paga. Mesmo que o cliente compre no seu estabelecimento físico, ele pode ter sido impactado pelo seu produto ou serviço no online.

Em relação aos anúncios na plataforma, Mayara diz que o primeiro passo é configurar objetivos: o que você almeja para a sua empresa?

Configurar objetivos

Os objetivos precisam ser:

  • Específicos (exemplo: levar 50 pessoas para o site e vender para 5)
  • Mensuráveis (precisa ter ferramentas para fazer essa contagem)
  • Viáveis (se não forem alcançados, geram frustração)
  • Relevantes (precisam fazer a diferença para o seu negócio)
  • Durar um tempo limite (é necessário colocar um prazo)

Mayara reforça que, dentro desse esquema, o ideal é ir aumentando as metas com o tempo. Além disso, em relação à relevância dos objetivos, não adianta almejar muitas curtidas se elas não vão contribuir para as suas vendas, por exemplo. Se você colocar o número de curtidas como objetivo para o Facebook, é isso que ele vai entregar para você.

O mais importante é seguir uma linha de raciocínio e ter uma parte orgânica consolidada. Afinal, se você acabou de começar sua página e ela não está organizada, o usuário pode chegar no seu perfil por meio de um anúncio, mas não perceber valor no que está lá.

Além disso, a definição dos objetivos é fundamental para você entender o que funciona para o seu negócio e o que precisa ser melhorado.

Você também pode ter várias metas ao mesmo tempo, em longo e curto prazo, por exemplo.

Caso de sucesso

Para mostrar a relevância dos objetivos, Mayara trouxe o caso de sucesso da Institute of Transformational Nutrition, que oferece treinamento de coaches nutricionais. A empresa usou uma estratégia de anúncios com fotos em conjunto com o pixel do Facebook.

Esse pixel rastreia os acessos externos do Facebook, como em um e-commerce, para mapear o que está acontecendo no seu site e qual o melhor momento para impactar os usuários e criar públicos. Com isso, você consegue configurar a plataforma para que ela busque pessoas com o perfil parecido com aquele de quem já acessa o site.

Com isso, o objetivo da empresa foi levar pessoas interessadas em coaching de saúde e nutrição a se inscreverem no pacote de treinamento da marca e gerar uma renda de 100k no quarto trimestre de 2018.

Com a estratégia, a organização aumento 4,3 vezes o número de pessoas que participaram de um evento online e tiveram uma renda total de $144k.

Exemplos de objetivos

Para mostrar como os objetivos funcionam na prática, Mayara trouxe alguns exemplos, de diferentes setores do negócio. Afinal, as metas vão variar de empresa para empresa.

Restaurante

Nesse caso, o objetivo pode ser aumentar para 100 o número de pessoas para jantar durante a semana, por noite, durante o mês de dezembro.

Escritório de arquitetura

Aqui, a meta poderia ser: gerar 20 cadastros qualificados (com endereço de e-mail e número de telefone) para projetos acima de $50 mil planejados para o próximo ano.

Joalheria online

Para esse modelo de empresa, o exemplo que Mayara deu de meta foi: aumentar o número de visitantes do site para 5 mil por mês até novembro.

Para você calcular quanto investir em anúncios no Facebook, precisa saber quantas mensagens são necessárias para gerar venda ou quantas pessoas devem ser impactadas para gerar um cadastro. Então, o valor depende das suas metas, de quantas pessoas você quer alcançar e quantas vendas quer fazer.

2. Estabeleça seu público-alvo 

O próximo passo é criar um plano de comunicação alinhado às pessoas que quer alcançar. Como no Facebook o alcance é amplo, é necessário segmentar um público e encontrar usuários interessados no seu negócio.

Algumas perguntas para definir o seu público são:

1. Quais são as necessidades do meu consumidor típico?
– Quais necessidades meu produto ou serviço resolve para o meu cliente, qual a dor que eu resolvo?

2. Como é o meu consumidor típico?
– Quais as sua características e interesses para além do que eu vendo?

3. O que motiva o meu consumidor típico?
– O que o faz experimentar meu produto ou serviço? Aqui, pense no diferencial do seu negócio,

Assim como as metas, o público-alvo também varia conforme o negócio. Mayara trouxe mais alguns exemplos de acordo com aqueles setores sobre os quais falamos:

Perfil de consumidor de restaurante
– Necessidade: socializar e comer bem

Dados demográficos:

– 20-34 anos de idade

– Habitante de São Paulo

– Sem filhos, estudante e jovem profissional

– A renda gira em torno de $50 mil por ano

– Tem interesses em comida, coquetéis artesanais e tequila

– Gosta de assistir Master Chef

Motivação: promoções

Perfil de consumidor de escritório de arquitetura

– Necessidade: reformar a casa

Dados demográficos

– 35-54 anos
– A renda gira em torno de $100 mil por ano
– Possui nível universitário
– Tem casa própria
– É uma pessoa interessada em design, energia renovável e arquitetura moderna

– Motivação: construções sustentáveis

Perfil de consumidor de joalheria online
– Necessidade: achar um jeito único de comemorar uma data especial

Dados demográficos
– Casada ou grávida
– Mulher entre 22-40 anos
– Possui renda anual média de $75 mil
– Tem interesse por jóias finas, moda, revistas e vestidos de casamento, e presentes para chá de bebê

– Motivação: serviço personalizado

A partir dessas informações, você pode criar ações com base nisso e encontrar abordagens que façam sentido.

3. Entenda a jornada do consumidor 

Mayara reforça que, para ter bons resultados com os anúncios, é essencial entender a jornada do seu consumidor e isso passa pelo funil de marketing, que conta com 3 principais etapas:

  • Reconhecimento
  • Consideração
  • Conversão

Essa estrutura representa a jornada dentro da plataforma.

Na fase de reconhecimento, o cliente tem uma lembrança da sua marca. Isso é importante porque há muitas pessoas que não compram se não conhecem a empresa.

Já a consideração corresponde ao momento em que o cliente já conhece o seu negócio e passa a pensar em realizar uma compra. Essa etapa é marcada, por exemplo, pelo preenchimento de um cadastro.

A conversão, por sua vez, não significa, necessariamente uma venda. Ela é uma ação valiosa que o cliente realiza e pode corresponder ao momento em que o usuário inclui um produto no carrinho.

4. Crie seus anúncios no Facebook 

A forma mais simples para criar anúncios é clicar no botão “promover” na parte superior ou lateral da sua página. Algumas opções de objetivos vão aparecer:

  • Comece com anúncios automatizados
  • Aumentar uma postagem
  • Promova o botão enviar mensagem
  • Promova sua página
  • Promova sua empresa localmente
  • Obtenha mais visitantes do site (tráfego)
  • Obtenha mais leads (cadastro)

Agora, para quem já impulsiona e quer refinar a forma de fazer anúncios, Mayara sugere entrar na plataforma de gerenciamento de anúncios e aproveitar as ferramentas avançadas. Clique aqui para acessar.

Cada um dos objetivos da campanha focam em uma das etapas do funil.

Para o reconhecimento, Mayara recomenda promover seu negócio localmente. Essa meta deve ser usada por quem quer:

  • Aproximar seu negócio do público local ou de uma cidade específica
  • Fazer as pessoas se dirigirem à loja física

Já na etapa de consideração, um dos objetivos pode ser obter mais visitas em seu site.
Aqui, o usuário já realiza uma ação, como o clique para o site.

Na conversão, a meta pode ser vender mais pelo seu site. Esse objetivo é indicado se você quiser levar as pessoas a comprarem seus produtos online. Mayara recomenda a utilização do pixel do Facebook para esse caso.

Se você nunca fez uma campanha na plataforma, a especialista sugere os anúncios automatizados. Essa opção é ideal para quem precisa de ajuda para descobrir qual é a sua meta de negócios e a meta da sua campanha. Ao responder um questionário, o Facebook recomenda um objetivo para sua campanha

Algumas dicas para criar anúncios eficientes com a função anúncios automatizados são:

  • Responda a perguntas sobre seu negócio
  • Aproveite as vantagens das sugestões de anúncios automatizados
  • Veicule até 6 versões de anúncios por vez
  • Exiba sua campanha ativa por, pelo menos, 7 dias

Com base nas suas respostas, o sistema vai analisar o que funciona melhor pro seu negócio. O ideal é sempre testar novos modelos. Afinal, o que traz bons resultados hoje, pode não ser tão eficaz no futuro.

Exemplos para escolher o objetivo de anúncio

Lembra dos exemplos da Mayara? Para caso do restaurante, na hora de anunciar, o objetivo ideal seria o promover seu negócio localmente. Com isso, o negócio conseguiria aumentar o número de clientes no jantar, durante a semana, para 100 pessoas por noite.

Já para o escritório de arquitetura, o objetivo selecionado deveria ser “obtenha mais clientes potenciais”. Assim, o estabelecimento poderia gerar 20 clientes qualificados, com e-mails e números de telefone, para projetos de mais de $50 mil, planejados para o próximo ano.

No caso da joalheria online, a meta de obter mais visitas é a melhor opção para aumentar o número de visitantes no site para 5 mil por mês até novembro.

Dicas para acertar na abordagem dos anúncios

Outra dica da Mayara para ter sucesso com seus anúncios é acertar na abordagem. Então, ao criar suas campanhas é importante:

  • Passar a mensagem certa para seu público-alvo
  • Atender às necessidades do consumidor
  • Basear-se naquilo que motiva o seu público

A recomendação é não incluir textos longos e sim priorizar mensagens objetivas de 2-3 linhas para atrair atenção e que tragam o benefício mais buscado pelo consumidor.

5. Mensure o sucesso dos seus anúncios no Facebook 

Para analisar os resultados dos seus anúncios no Facebook, entre na página da sua empresa e clique em “anúncios”, no ícone de alto-falante. Ali, é possível ver os objetivos de anúncio na tela.

Clique na opção de gerenciar e, então, todos os anúncios que você já criou vão aparecer. Embaixo de cada um, há a opção “Ver resultados”, em que você consegue ver tanto os dados mais básicos, como os mais específicos. Para isso, clique em “mostrar detalhes”.

Alguns exemplos dessas informações são o alcance e a frequência. Enquanto o primeiro diz respeito a quantidade de pessoas impactadas, a frequência corresponde à quantidade de vezes que essa pessoa foi impactada. Você pode escolher quantas vezes impactar cada um dos usuários.

Outros dados para acompanhar são: número de cliques, média de reações, comentários, curtidas, compartilhamentos, localização e faixa etária do público. Lembre-se de que cada objetivo tem uma métrica específica.

Para finalizar nossa conversa, Mayara trouxe alguns conceitos-chave para ter sucesso nos anúncios de Facebook:

  • Defina uma meta inteligente para o seu negócio
  • Use o conhecimento que você tem sobre os seus consumidores
  • Encontre um objetivo de campanha alinhado ao objetivo do seu negócio
  • Acesse a Central de anúncios na web ou botão “Promover” no celular, para ver os resultados do seu anúncio

A última dica da especialista é a plataforma de cursos com aulas gratuitas, do Facebook Blueprint. Para acessar, entre em: facebook.com/blueprint.

A gente espera que este conteúdo tenha sido relevante para criar anúncios para o seu negócio.

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *