4 motivos para você estar em vários canais de contato com o seu cliente

 4 motivos para você estar em vários canais de contato com o seu cliente

Você sabia que o brasileiro passa, em média, 9h17 horas nas redes sociais por dia? O Brasil já ocupa o terceiro lugar entre os países mais conectados do mundo. Os dados são de uma pesquisa realizada pela We Are Social em conjunto com a Hootsuite. A internet já faz parte da vida das pessoas e media as relações de consumo atuais.

Por isso, as empresas precisam estar preparadas para atender as demandas. Uma das formas de fazer isso é estar presente em diversos canais de contato com o cliente, como: Instagram, Facebook, chat, telefone, WhatsApp e site próprio.

No post de hoje, vamos te dar 4 motivos para a sua empresa estar em vários canais. Vem ler!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

Os 4 motivos listados ao longo do post são: 1. Melhorar a experiência do cliente; 2. Diversificação e alcance; 3. Testar novas estratégias; 4. Vender mais. A primeira razão para você estar em vários canais digitais é melhorar a experiência do cliente. Isso porque cada consumidor tem um canal de preferência diferente. Assim, uma vez que você disponibiliza aquele que ele mais gosta, a experiência que o cliente tem com a sua marca vai ao encontro das expectativas dele. Quando o consumidor não é atendido no seu canal de contato favorito, pode se sentir frustrado e criar um sentimento ruim em relação a sua marca.

2.

O segundo motivo listado é a maior diversificação e alcance. Isso acontece porque, com mais canais ativos, mais pessoas você atinge. Afinal, nem todos os clientes estão na mesma rede social, por exemplo. Então, se a sua marca está presente no Facebook e no Instagram, alcança os dois públicos, mesmo que alguns consumidores só tenham uma das redes. Testar novas estratégias é a terceira razão para você estar presentes em vários canais. Cada um deles pede abordagens diferentes. Afinal, estamos falando de linguagens diversas, como escrita e voz. Assim, você pode testar o que funciona melhor para o seu público em cada um dos seus canais. A longo prazo, cria processos mais assertivos e que trazem melhores resultados para o seu negócio.

3.

O quarto motivo que listamos é vender mais. Se, com os canais digitais, você aumenta seu alcance e melhora a experiência do seu cliente, a tendência é ver um aumento nas suas vendas. Afinal, o consumidor escolhe por qual canal deseja comprar. Além disso, com a pandemia do coronavírus, as vendas online aumentaram muito. Então, é hora de aproveitar que o comportamento do cliente está mudando e que o consumidor está mais ativo nas redes para elaborar estratégias de vendas online.

1. Melhorar a experiência do cliente 

Diferentes clientes têm preferências variadas. Isso se aplica também quando pensamos nos canais de contato. Cada consumidor vai preferir falar em um determinado canal.

Para aqueles que são imediatistas e querem resolver o problema com urgência, mas não gostam de falar ao telefone, o chat pode ser uma boa opção. Agora, tem consumidores que querem resolver tudo sozinhos. Nesse caso, disponibilizar uma seção de perguntas frequentes no seu site pode ajudá-lo.

Assim, disponibilizando o meio de contato de preferência do cliente, você melhora a experiência que ele tem com a sua marca e evita aquela frustração que ele poderia ter ao descobrir que você não atende no canal que ele gostaria.

Para descobrir em quais meios os seus consumidores preferem ser atendidos, que tal fazer uma pesquisa com eles e perguntar isso? Neste artigo, você vê algumas formas de usar a opinião do seu público para otimizar os seus processos. Dá uma olhada: 5 passos para implementar mudanças no seu negócio com a ajuda dos seus clientes!

2. Diversificação e alcance 

Quanto mais canais de contato você tem, mais clientes você deve alcançar. Isso porque, se cada um tem uma preferência e você está presente em vários canais, deve atingir aqueles que eles mais gostam.

Pode ser que parte do seu público não tenha Instagram, mas tenha conta no Facebook, por exemplo. Então, estando nós dois, você diversifica o público e aumenta o seu alcance, ou seja, atinge mais pessoas com o seu conteúdo.

Com isso, você aumenta as suas oportunidades de vendas. Afinal, alguns clientes também podem desistir de comprar da sua marca se eles não têm a possibilidade de fechar um negócio da forma que quiser.

Pode ser ainda que um consumidor entre no seu e-commerce e fique com dúvidas sobre determinado produto. Se ele não encontra uma forma de se comunicar com o seu time e tirar suas dúvidas, ele pode deixar de levar o produto.

3. Testar novas estratégias 

Estar em vários canais também é uma forma de testar estratégias e conhecer melhor seu público. Isso porque nem tudo que funciona no WhatsApp vai funcionar no telefone, por exemplo.

Mesmo porque estamos falando em linguagens diferentes nesse caso. Quando você digita uma mensagem no celular, pode usar emojis, gifs ou até mostrar fotos para ilustrar algum ponto. No telefone, suas possibilidades ficam limitadas à fala.

Por isso, em cada um desses canais é possível pensar em diferentes estratégias de abordagem e ver qual foi a reação do público. Com isso, você pode validar hipóteses e escolher um dos canais usados para fortalecê-lo ou até dispensar o uso de algum outro canal, se julgar que ele não vale a pena para o seu negócio.

4. Vender mais 

Se estar presente em vários canais de contato com o consumidor aumenta o seu alcance, melhora a experiência do seu cliente e permite testar novas estratégias, essa prática também te ajuda a vender mais. Isso porque o cliente tem maiores oportunidades de compra, podendo escolher em qual canal ele pode fazer seu pedido.

Ainda mais agora durante a pandemia de coronavírus, permitir que os clientes façam compras online é muito importante.

Só em abril, o e-commerce cresceu 81% em comparação com o ano passado, representando uma mudança no comportamento do consumidor. Os canais digitais vão dominar, cada vez mais, as relações entre as marcas e os clientes, então fique ligado nessa tendência!

Para ajudar você a vender mais por diferentes canais, escrevemos um artigo sobre o assunto, olha só: Anunciar e vender nas redes sociais: aprenda a fazer e aumente suas vendas em 2020.

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

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