Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossas políticas de privacidade e cookies.

4 funcionalidades do Pix que vão facilitar sua vida!

 4 funcionalidades do Pix que vão facilitar sua vida!

Tempo de leitura: 6 minutos

Desde que foi lançado no mercado, em novembro de 2020, o Pix vem conquistando cada vez mais adeptos. De acordo com dados do Banco Central, até abril de 2021, as transações pela nova modalidade somavam mais de R$ 300 milhões.

Mas você sabia que o Pix está sempre inovando e conta com diversas funcionalidades para tornar o seu dia a dia mais fácil? No post de hoje, separamos 4 delas para explicar melhor para você. Vem ler!

Três principais aprendizados de hoje

  1. A primeira funcionalidade do Pix que trouxemos hoje é a possibilidade de devolução do dinheiro enviado, em caso de engano. Nesse caso, o recebedor deve combinar a devolução do dinheiro com o pagador. Já a segunda funcionalidade apresentada é a de copiar e colar o código. Ela facilita a vida do pagador quando ele quiser, por exemplo, fazer uma compra online pelo próprio celular, ou copiar e colar um código entre duas contas diferentes. 
  2. A terceira funcionalidade Pix é a visualização no extrato. Toda transação feita por Pix gera um comprovante de transferência, tanto para o pagador, quanto para o recebedor. Isso aumenta a transparência das operações e facilita o seu controle financeiro. 
  3. Já a quarta e última funcionalidade da lista é a facilidade de cadastrar, excluir e mudar as suas chaves Pix. A chave Pix contém todas as informações necessárias para uma transferência por esse meio de pagamento e evita que você fique passando todos os seus dados sempre que quiser receber um Pix. Você pode cadastrar o seu e-mail, o seu telefone celular, o seu documento ou uma chave aleatória. Essas chaves podem ser excluídas e cadastradas a qualquer momento, como você preferir.
  1. Devolução

Sabia que, se você receber uma transferência por Pix por engano, pode devolver o dinheiro? Mas isso só pode ser feito por quem recebeu o dinheiro incorretamente. Assim, uma vez que a transferência é efetivada, o valor só pode ser recuperado se quem recebeu a transação entrar em contato com o pagador, para combinar a devolução. 

Como erros de envio podem acontecer, essa funcionalidade evita que o pagador perca dinheiro e que o recebedor fique com um dinheiro que não sabe a fonte.

  1. Copia e cola código

A funcionalidade Pix “Copia e Cola” permite que o QR Code enviado a alguém para fazer o pagamento seja transformado em um código. Ela é oferecida por todas as instituições que operam com o Pix.

Basicamente, todos os dados da imagem são transformados em um código, já que se trata de um link ou código gerado a partir do QR Code para pagamento. 

Essa funcionalidade facilita ainda mais as compras dos clientes, que têm mais opções para escolher como querem pagar pelos produtos adquiridos.

  1. Visualização no extrato

A cada transação realizada por meio de Pix, um comprovante de transferência é gerado, tanto para quem paga quanto para quem recebe. Todos os documentos referentes a essas operações financeiras podem ser consultados no extrato.

Assim, isso facilita o seu controle financeiro em relação às movimentações feitas por Pix e aumenta a transparência das transações. 

  1. Cadastro de Chave Pix 

A chave Pix contém todas as informações necessárias para uma transferência por Pix e evita que você fique passando todos os seus dados (nome, documento, instituição, agência e conta) sempre que quiser receber um Pix.

Você pode cadastrar o seu e-mail, o seu telefone celular, o seu documento ou uma chave aleatória. Uma vez cadastrada, basta enviar a sua chave Pix para o pagador, ou gerar um QR Code a partir dela, com todas as informações da venda. Pronto! Você não precisa enviar mais nenhum dado seu.

Lembrando que as chaves Pix podem ser excluídas e cadastradas a qualquer momento, como você preferir!

E aí, o que você achou do post de hoje? Se você quer ficar por dentro de todas as novidades do Papo de Balcão, participe do nosso grupo exclusivo do Telegram. Para isso, é só clicar aqui pelo celular: Grupo PDB.

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja Stone e receba sua maquininha amanhã

Quer receber conteúdo de empreendedorismo sem conversa fiada no seu e-mail?

Inscrevendo-se em nossa newsletter você autoriza que o Papo de Balcão utilize os Dados Pessoais fornecidos acima para envio de conteúdo informativo e publicitário relacionado à educação financeira e negócios, nos termos de nosso Aviso de Privacidade.