4 atitudes sustentáveis para o seu negócio adotar hoje mesmo!

 4 atitudes sustentáveis para o seu negócio adotar hoje mesmo!

A sua empresa é sustentável?

A sustentabilidade é um fator decisivo para muitos consumidores na hora de escolherem com qual marca comprar.

Mas devemos lembrar que ter uma empresa sustentável não significa somente adotar algumas medidas que diminuam os impactos no meio ambiente.

A sustentabilidade também precisa ser econômica e deve ser uma realidade possível de acordo com as condições do seu negócio.

Quando você alinha esses pontos, ter uma empresa sustentável pode, inclusive, trazer lucros e se tornar um diferencial competitivo aos olhos do cliente, sendo um ótimo investimento para o empreendedor.

Quer ver algumas atitudes simples que vão tornar o seu negócio mais sustentável? Então, vem ler as dicas que separamos hoje!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

No artigo de hoje, buscamos trazer dicas simples que você pode incorporar facilmente no dia a dia da sua empresa. Entre elas, estão: 1. escolher parceiros e fornecedores sustentáveis; 2. atrair clientes com os mesmos valores; 3. substituir produtos; 4. adotar pequenas mudanças. No primeiro caso, a dica é encontrar outras empresas que compartilhem de uma mentalidade que valorize a sustentabilidade. Converse com seus fornecedores e parceiros para entender quais atitudes eles têm nesse sentido. Vocês até podem combinar de fazer ações em conjunto que promovam a sustentabilidade.

2.

A segunda dica envolve atrair os consumidores que valorizam empresas preocupadas com o meio ambiente. Por isso, é importante usar suas redes sociais para divulgar o que o seu negócio tem feito em relação a isso. Você também pode usar esses canais de contato com o cliente para promover conteúdos relevantes sobre a importância da sustentabilidade. Assim, ajuda no processo de conscientização do seu público. A terceira dica diz respeito a pensar nos produtos que você usa hoje no seu negócio e que consegue substituir por alternativas mais sustentáveis. Isso vale tanto para os itens usados no dia a dia da empresa (sabonete e papel, por exemplo), como para aqueles que compõem os seus serviços e produtos.

3.

Por fim, a última dica traz ideias muito fáceis que promovem mudanças significativas para a sustentabilidade da sua empresa. Economizar energia desligando os computadores quando não estiverem sendo utilizados, usar alternativas na descarga para economizar água e adotar a reciclagem são algumas dessas ações. Além disso, é essencial estimular os colaboradores a terem atitudes mais sustentáveis, indo de bicicleta para o trabalho, por exemplo. Por fim, se você oferece lanchinhos na empresa, procure por opções mais saudáveis e que não sejam embaladas em plastico.

1. Escolher parceiros e fornecedores sustentáveis

Os seus fornecedores têm atitudes sustentáveis? Converse com eles para entender se estão conscientes sobre a importância da sustentabilidade e quais ações fazem nesse sentido, como usar energias renováveis.

Outro exemplo é trabalhar com alimentos orgânicos. Se você é do setor de gastronomia, por exemplo, vale comprar de fornecedores que trabalham com alimentos orgânicos. Prestar atenção nesse tipo de informação ao escolher de quem a sua empresa compra significa ter um olhar voltado à sustentabilidade.

Portanto, é importante contar com parceiros e fornecedores que tenham os mesmos valores que o seu negócio e a sustentabilidade é um deles. Vocês podem, inclusive, combinar iniciativas juntos nesse sentido, se houver interesse.

Com isso, contam com mais recursos disponíveis para investir nessas ações. É possível, por exemplo, realizar uma ação de vendas em conjunto e reverter os lucros para organizações que protejam o meio ambiente.

2. Atrair clientes com os mesmos valores

Da mesma forma que as atitudes sustentáveis atraem fornecedores e parceiros com propósitos semelhantes, elas também chamam a atenção dos clientes que acreditam na causa ambiental.

Por isso, é importante mostrar para o público quais as ações a sua empresa faz nesse sentido. Use os canais digitais, como o Instagram, para tirar fotos e fazer stories que contam um pouco os bastidores do seu negócio e o envolvimento que ele tem com a sustentabilidade.

Os consumidores estão cada vez mais conscientes e, por isso, têm buscado empresas que se preocupam com o meio ambiente. Então, ser um negócio sustentável também é um importante diferencial competitivo.

Além disso, você também pode estimular uma atitude sustentável para os seus clientes. A sua empresa pode ser um veículo de transformação e de informação sobre o assunto. Para isso, novamente, use as redes sociais para compartilhar conteúdos relevantes e conscientizar ainda mais o seu público, além de estimular atitudes sustentáveis no estabelecimento físico.

3. Substituir produtos

Será que os produtos ou matérias-primas que você usa no seu negócio não têm uma alternativa mais sustentável? A pergunta é válida tanto para os itens que você e sua equipe utilizam no dia a dia, como para a produção daquilo que a sua empresa produz.

Se você tem um restaurante, que tal começar a adotar alguns alimentos orgânicos? Não precisa modificar o seu cardápio inteiro, mas agregar essa opção já é um passo em direção à sustentabilidade.

Para salões de beleza, por exemplo, existem diversas alternativas de produtos bons e com um ótimo custo benefício que vem de produtores sustentáveis. Teste esse tipo de alternativa no seu estabelecimento para ver a resposta do público.

Comece, por exemplo, dando um desconto em uma hidratação feita com esses novos tipos de produto. Assim, se eles tiverem uma boa aceitação, você pode incorporar esses produtos de forma mais ampla no seu negócio. Outra opção, é pedir para os clientes levarem os próprios materiais, como alicates, para diminuir o consumo desses itens no salão.

4. Promover mudanças na estrutura do negócio

Para ser sustentável, você não precisa gastar com tecnologia de ponta e tendências mais avançadas. Quando falamos em pequenos negócio, mudanças simples já fazem a diferença.

Use e estimule os colaboradores a usarem bicicleta para o deslocamento, quando for possível. A substituição de copos plásticos também é uma atitude importante, porque são uma grande fonte de desperdício. Para evitar essa situação, você e sua equipe podem usar canecas ou copos reutilizáveis.

Estimular a economia de água e energia também é importante. Coloque lembretes em pontos estratégicos da sua empresa para que os colaboradores tenham isso sempre em mente.

Além disso, desligue os computadores quando eles não estiverem sendo utilizados para não gastar energia além do necessário. Buscar alternativas para a descarga do banheiro também é uma boa pedida para tornar a sua empresa sustentável.

O seu negócio oferece lanchinhos para os funcionários? Então, opte por alimentos mais saudáveis e, de preferência, que não venham embalados em plásticos. A reciclagem é outra atitude simples que pode ser adotada na sua empresa. Coloque um lixo para cada tipo de item para facilitar a coleta.

Trazer a sustentabilidade para dentro da empresa passa pela conscientização dos colaboradores, por isso, envolva toda a equipe na adoção de atitudes mais sustentáveis!

O que você achou do conteúdo de hoje? Se gostou, pode se interessar por este aqui também: 5 livros que todo empreendedor deveria ler.

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *