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3 benefícios da busca por voz para o seu e-commerce!

 3 benefícios da busca por voz para o seu e-commerce!

Tempo de leitura: 6 minutos

Você adota a busca por voz no seu e-commerce? Essa ferramenta está cada vez mais popular entre consumidores e empresas, mas ainda há um grande espaço a ser explorado nesse universo. 

No post de hoje, vamos explicar como a busca por voz funciona, quais benefícios ela pode trazer para o e-commerce e o que você deve considerar antes de implementar essa ferramenta no seu site. Vem ler!

Como funciona a busca por voz?

Com a pesquisa por voz, os usuários falam para o dispositivo (como o celular ou o computador) aquilo que desejam procurar (na internet ou no próprio dispositivo) e a ferramenta apresenta os resultados de busca, mais ou menos, como funciona a pesquisa digitada. 

Normalmente, o ícone que representa essa ferramenta é um microfone que fica ao lado da caixa de busca, como é o caso do Google. Então, o usuário só precisa acionar o botão e falar o que precisa. 

O comando de voz é uma funcionalidade que utiliza inteligência artificial para identificar os sons das palavras e decodificá-los em palavras escritas. Esse mecanismo é adotado também em assistentes inteligentes, como os dispositivos Siri, da Apple, e Alexa, da Amazon.

Esses sistemas podem se conectar a outros, se comunicar com eles e comandar ações.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ilumeo, estima-se que, durante a pandemia, o uso de assistentes virtuais tenha crescido 47% no Brasil, indicando a tendência de que os brasileiros estão adotando esse modelo de busca.  

Mas para os pequenos negócios que têm um e-commerce, será que adotar pesquisa por voz no seu vale a pena? Veja a seguir!

3 benefícios da busca por voz no e-commerce

Separamos 3 benefícios dessa nova tecnologia de busca para o seu e-commerce. Confira!

  1. Experiência do cliente

A busca por voz se torna mais uma opção para os seus clientes dentro do seu site. Assim, eles podem falar para o sistema de pesquisa qual produto desejam e navegar pelo seu e-commerce. 

Esse tipo de pesquisa contribui para a usabilidade do site, principalmente se a busca por voz é uma preferência dos consumidores. 

Além disso, o mecanismo de busca pode sugerir outras opções de produtos com base na pesquisa por voz, ampliando as possibilidades do cliente e estimulando a compra. 

  1. Modernização do e-commerce

Como a busca por voz é uma das tendências para e-commerce, implementar essa solução no seu site moderniza a sua loja virtual

Com a pesquisa por voz, você alinha o seu negócio às inovações tecnológicas e acompanha as tendências do comércio online, se destacando da concorrência. 

  1. Praticidade e facilidade

Muitas pessoas já adotam os comandos de voz para enviar mensagens por WhatsApp.Há também ferramentas que legendem vídeos ou digitam textos automaticamente a partir da identificação dos sons. 

84% das pessoas entrevistadas para o estudo da Ilumeo consideram a pesquisa por voz mais prática do que digitar o termo de busca desejado. Isso é mais um indicador de que esse modelo deve crescer nos próximos anos no Brasil.

Além disso, a pesquisa por voz permite que os usuários possam realizar outras tarefas e não tenham que parar para digitar o que desejam buscar. 

3 pontos de atenção na pesquisa por voz

Por mais que a pesquisa por voz seja uma forma de modernizar o seu negócio e acompanhar as inovações para ecommerce, também é necessário avaliar se essa solução é adequada para a sua empresa. 

A seguir, confira alguns pontos para levar em consideração antes de implementar a pesquisa por voz no seu site. 

  1. Eficiência da ferramenta

É preciso prestar atenção à eficiência da ferramenta adotada para a pesquisa por voz. Afinal, se o sistema entende errado o que o cliente fala e o consumidor precisa repetir ou digitar aquilo que procura, isso compromete a experiência dele, gerando o efeito contrário do esperado.

Você pode optar por implementar uma ferramenta de pesquisa de voz desenvolvida por uma empresa especializada ou produzir a solução dentro de casa, com a ajuda de um profissional ou um time de TI. 

Nesse último caso, embora a ferramenta possa ser mais personalizada e o conhecimento dos desenvolvedores sobre o seu e-commerce possa ser maior, essa alternativa costuma exigir mais esforço e recursos financeiros. 

  1. Necessidade de implementação

Antes de gastar tempo e recursos implementando essa ferramenta no seu e-commerce, entende se o seu público atual irá se beneficiar dessa solução ou se é o momento de focar em outras frentes. 

Faça uma pesquisa com os seus clientes para saber se eles costumam fazer pesquisas por voz e se gostam desse mecanismo de busca. 

Pode ser que uma parcela pouco expressiva se interesse por esse modelo. Nesse caso, você deve ponderar se esse é o melhor momento para inserir a ferramenta no seu e-commerce. 

Outra possibilidade é testar modelos mais simples de pesquisa por voz e, se os seus consumidores aderirem a essa estratégia, você pode implementar opções mais refinadas. 

  1. Adaptação às mudanças

Com o crescimento da popularidade das buscas por voz, é necessário se adaptar às mudanças trazidas por esse novo modelo de pesquisa. As palavras faladas pelos clientes na busca por produtos podem ser diferentes das palavras digitadas. 

Esse fator impacta, inclusive, no SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Buscas, que impacta diretamente no ranqueamento do seu site no Google) das lojas virtuais, que devem abarcar os novos termos de busca em suas estratégias de marketing. 

Nesse caso, vale apostar em linguagem natural, que se aproxima da forma como os usuários falam no dia a dia. 

Assim, as palavras e expressões utilizadas na pesquisa por voz devem ser semelhantes à linguagem falada no cotidiano das pessoas e a tecnologia desses dispositivos precisa estar preparada para essa prática. 

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