Com as pessoas passando mais tempo dentro de casa e buscando o que fazer, o Tik Tok, aplicativo chinês de produção e compartilhamento de vídeos curtos, parece ter caído no gosto do público durante a quarentena. Principalmente, porque a plataforma traz muito conteúdo de entretenimento.

Mas não é só de humor e desafios de dança que o Tik Tok é feito. Dá para fazer negócio por lá! Tudo é uma questão de como você usa essa ferramenta para fortalecer a sua marca e se comunicar com o público.

Algumas grandes empresas já perceberam a oportunidade e estão usando o aplicativo para mostrar os bastidores e engajarem os usuários. Ao longo do post de hoje, vamos dar algumas dicas sobre como o pequeno negócio pode entrar na onda do Tik Tok para vender. Confira!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

O Tik Tok é uma oportunidade para as empresas criarem conteúdos mais humanizados e engajar os colaboradores na produção de vídeos mostrando os bastidores. Esse tipo de material interessa às pessoas, que não têm acesso a essa parte do negócio. Ainda pensando em atrair o público para o seu perfil no app, as empresas podem propor desafios, criar conteúdos de entretenimento e de divulgação de produtos. Pedindo para os seus seguidores criarem vídeos relacionados a sua marca, você aumenta o seu alcance. Da mesma forma, você pode criar parcerias com influenciadores ou outras marcas no Tik Tok para que eles mostrem como seus produtos funcionam.

2.

O aplicativo de vídeos ganhou o gosto dos adolescentes, os grandes produtores e consumidores da rede. Se o seu negócio quer atingir esse público, você precisa começar a criar conteúdo para lá. Além disso, mesmo que esse não seja o seu foco, os jovens também podem acabar mostrando os seus vídeos para adultos conhecidos, como familiares, pais de amigos e professores. Nada impede, também, que o público mude com o tempo e pessoas de outras faixas etárias passem a compor a rede do Tik Tok.

3.

Uma vez no aplicativo de vídeos, a sua marca deve mostrar qual a sua essência e os valores que guiam suas ações. Então, aproveite para criar conteúdos exclusivos, que realmente mostrem o dia-a-dia na empresa de uma forma autêntica. Por fim, se você está começando agora no Tik Tok, não deixe de acompanhar outras marcas no app para analisar estratégias que podem funcionar para o seu negócio. Embora o aplicativo ainda não seja da proporção do Instagram ou do Facebook, por exemplo, ele tem um grande potencial de crescer nos próximo anos. Então, se você já estiver nele, vai ter uma boa vantagem competitiva para o futuro.

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

O Tik Tok é uma oportunidade para as empresas criarem conteúdos mais humanizados e engajar os colaboradores na produção de vídeos mostrando os bastidores. Esse tipo de material interessa às pessoas, que não têm acesso a essa parte do negócio. Ainda pensando em atrair o público para o seu perfil no app, as empresas podem propor desafios, criar conteúdos de entretenimento e de divulgação de produtos. Pedindo para os seus seguidores criarem vídeos relacionados a sua marca, você aumenta o seu alcance. Da mesma forma, você pode criar parcerias com influenciadores ou outras marcas no Tik Tok para que eles mostrem como seus produtos funcionam.

2.

O aplicativo de vídeos ganhou o gosto dos adolescentes, os grandes produtores e consumidores da rede. Se o seu negócio quer atingir esse público, você precisa começar a criar conteúdo para lá. Além disso, mesmo que esse não seja o seu foco, os jovens também podem acabar mostrando os seus vídeos para adultos conhecidos, como familiares, pais de amigos e professores. Nada impede, também, que o público mude com o tempo e pessoas de outras faixas etárias passem a compor a rede do Tik Tok.

3.

Uma vez no aplicativo de vídeos, a sua marca deve mostrar qual a sua essência e os valores que guiam suas ações. Então, aproveite para criar conteúdos exclusivos, que realmente mostrem o dia-a-dia na empresa de uma forma autêntica. Por fim, se você está começando agora no Tik Tok, não deixe de acompanhar outras marcas no app para analisar estratégias que podem funcionar para o seu negócio. Embora o aplicativo ainda não seja da proporção do Instagram ou do Facebook, por exemplo, ele tem um grande potencial de crescer nos próximo anos. Então, se você já estiver nele, vai ter uma boa vantagem competitiva para o futuro.

1. Equipe mobilizada

Cada vez mais, os conteúdos produzidos em qualquer rede social precisam ser humanizados para se conectar aos usuários. Com o Tik Tok, não é diferente. Afinal, estamos falando de vídeos feitos por pessoas para pessoas.

Por isso, uma boa ideia, é mobilizar a equipe para que os colaboradores criem seus próprios conteúdos mostrando, por exemplo, como é trabalhar na empresa.

Um exemplo dessa iniciativa é de uma funcionária do Starbucks que atingiu 1,5 milhões de seguidores no app. Na sua conta, além de mostrar o seu dia-a-dia na empresa, ela ensina como fazer as famosas receitas da rede norte-americana.

2. Engajamento do público

Como dissemos, o Tik Tok é uma ferramenta de conteúdos em vídeo. Então, para crescer o seu perfil, você precisa criar materiais criativos, atrativos e que engajem o seu público.

Busque equilibrar o que você produz, entre vídeos apenas para entretenimento e para divulgação do produto. Uma dica também é criar desafios que mobilizem os seus seguidores a criarem os próprios vídeos. Assim, se viralizar, sua marca pode ter ótimos resultados de alcance.

Se você tem um doceria, por exemplo, por que não ensinar uma receita diferente e estimular os seus seguidores a mostrarem o resultado em vídeo? Ou, se o seu negócio é um salão de beleza, ensinar um penteado ou uma forma prática de fazer a própria unha pode ser interessante para engajar as pessoas.

Outra opção é entrar na onda das “dancinhas”, como fez a Chipotle Mexican Food, que lançou um desafio em que os seguidores deveriam dançar uma música com a palavra “abacate”.

3. parcerias de sucesso

Aproveite que o Tik Tok ainda não tem tantos produtores de conteúdo como outras redes e busque parcerias dentro do aplicativo. Faça uma pesquisa para descobrir quem são os influenciadores e marcas não concorrentes cujo público pode ser interessante para o seu negócio. Com isso, vocês podem fechar uma estratégias de divulgação do seu produto.

Da mesma forma, se o seu parceiro também tiver algo para vender, você pode usar a sua conta para apresentar a marca dele aos seus seguidores. É uma relação ganha-ganha com o objetivo de aumentar o alcance do seu negócio e atrair mais clientes em potencial para a sua empresa.

4. De olho nos jovens

Com mais de 1 bilhão de usuários, o Tik Tok ficou muito famoso entre os adolescentes, o público que mais produz e consome conteúdo na rede. Se você quer atingir esse público, precisa estar no app e acompanhar o que está acontecendo por lá.

Mesmo que os jovens não sejam o foco do seu negócio, produzir conteúdo para o Tik Tok talvez seja interessante, porque os próprios adolescentes podem mostrar os seus produtos para os adultos, como pais, tios e professores.

Então, é verdade que o Tik Tok virou uma tendência entre os jovens. Mas não precisa parar por aí. Nada impede que, com o tempo, um público mais velho migre para essa plataforma em massa, como já aconteceu com o Facebook e com o Instagram.

Além disso, daqui uns anos, o público jovem do app não será mais tão jovem e vai ter um poder de consumo maior. Isso pode ser benéfico para as empresas que já começaram a produzir conteúdo na rede.

5. Sua marca em evidência

Como vimos no caso de sucesso do Starbucks, mostrar os bastidores da sua empresa no Tik Tok pode ser uma ótima ideia! Esse é um conteúdo exclusivo, então, aproveite.

Mostre as novidades, situações divertidas e descontraídas do dia-dia, a rotina dentro do escritório (ou, agora, durante o home-office). Também dê um gostinho do que vem por aí, divulgando um produto que está em produção e ainda não foi lançado.

Peça para os seus seguidores criarem conteúdo com os seus produtos e contarem qual foi a experiência que tiveram com a sua marca. Mas, claro que, para essa estratégia funcionar, garanta que os consumidores recebam um excelente atendimento e tenham uma jornada de compra fluida e satisfatória.

Além disso, diante da pandemia da Covid-19, o público acaba valorizando mais as marcas que demonstram preocupação e cuidado com o momento.

Por isso, se você tem um restaurante, por exemplo, mostre aos seus seguidores como é feita a limpeza da cozinha. Além da higiene ser elemento fundamental agora, você passa mais segurança para os clientes, que podem confiar nos seus processos e nos seus produtos.

O Tik Tok é uma ferramenta para mostrar a essência da sua marca, por isso, a autenticidade, aqui, é muito importante. Mostrando seus bastidores, você cria uma atmosfera mais próxima do seu cliente e consegue passar os valores de base que sustentam a sua cultura organizacional.

6. Tik Tok para iniciantes

Uma dica importante se você está começando a usar o Tik Tok agora é: veja o que os outros estão fazendo. É claro que você não vai copiar outras marcas ou influenciadores, mas pode analisar o que funciona e o que não funciona, além de pegar algumas dicas interessantes de produção de conteúdo nessa rede.

Na prática, todos ainda estão aprendendo o que é melhor para o público que está no app, mas você pode se inspirar nas empresas que já fazem sucesso no Tik Tok, como a Desinchá.

Além disso, avise seus clientes que você está no Tik Tok! Use suas outras redes sociais, o e-mail e o WhatsApp para divulgar a novidade. Assim, que já está por lá pode começar a te seguir.

Uma dica para estimular o seu crescimento no app é falar para os seus seguidores nessas outras redes que você vai mostrar um conteúdo exclusivo no Tik Tok, não oferecido em outros lugares. Isso pode acabar motivando pessoas que estão curiosas tanto pelo seu negócio como pelo app, mas ainda não têm uma conta, a criarem um perfil para te acompanhar.

O futuro do Tik Tok ainda é incerto. Mas, apesar disso, entrando agora no app, em que a concorrência não está tão grande ainda, você pode ter a vantagem de já começar a descobrir as estratégias que funcionam para a sua marca e as que não. Assim, daqui alguns meses, você já terá mais tempo testando as coisas.

Se a rede realmente chegar ao patamar do Instagram, por exemplo, suas chances de crescer são ainda maiores. Então, você vai estar um passo à frente das empresas iniciantes no app no futuro. O Tik Tok é uma grande aposta do momento para as empresas. E você, vai apostar?

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