No combate ao Coronavírus, a Google doou mais de 800 milhões de dólares para apoio de pequenas empresas e ações humanitárias. Além do auxílio financeiro, a empresa disponibilizou diversas ferramentas online para ajudar as PMEs a se organizarem e gerirem suas equipes durante a pandemia.

No post de hoje, selecionamos 8 ferramentas da Google para suportar as operações do seu negócio, orientar seu time e otimizar seus processos. Vem ler!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

A Google disponibiliza uma série de ferramentas para ajudar você a gerir melhor o seu negócio e lidar com a crise, desde plataformas para anunciar seus produtos até cursos online para você e a sua equipe. Entre os recursos, está o Google Meu Negócio, que permite criar um perfil online para sua marca e facilitar o contato com os seus clientes e melhorar o engajamento dos usuários. Com a ferramenta, a interação com o consumidor é mais fluida e ele pode oferecer avaliações e recomendações sobre o seu negócio.

2.

Para quem procura qualificação, a Google oferece o Aplicativo Primer, o site Em Casa e a Google Academy. O primeiro libera lições gratuitas sobre Marketing Digital, Negócios, Branding e Redes Sociais. Já a segunda traz mentorias sobre diversos temas com profissionais em parceria com a Rede Mulher Empreendedora. A última disponibiliza treinamentos online para ajudar você na divulgação do seu negócio e no anúncio dos seus produtos na internet.

3.

O G Suite é um pacote de ferramentas da Google feito especialmente para as empresas. Com ele, você pode criar um domínio próprio de e-mail para a sua marca, compartilhar arquivos com seus colaboradores de forma muito rápida e fazer videoconferências por meio do Google Meet. Estas reuniões são ideais durante o isolamento, porque permitem manter a conexão com o seu time mesmo durante o trabalho remoto.

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

A Google disponibiliza uma série de ferramentas para ajudar você a gerir melhor o seu negócio e lidar com a crise, desde plataformas para anunciar seus produtos até cursos online para você e a sua equipe. Entre os recursos, está o Google Meu Negócio, que permite criar um perfil online para sua marca e facilitar o contato com os seus clientes e melhorar o engajamento dos usuários. Com a ferramenta, a interação com o consumidor é mais fluida e ele pode oferecer avaliações e recomendações sobre o seu negócio.

2.

Para quem procura qualificação, a Google oferece o Aplicativo Primer, o site Em Casa e a Google Academy. O primeiro libera lições gratuitas sobre Marketing Digital, Negócios, Branding e Redes Sociais. Já a segunda traz mentorias sobre diversos temas com profissionais em parceria com a Rede Mulher Empreendedora. A última disponibiliza treinamentos online para ajudar você na divulgação do seu negócio e no anúncio dos seus produtos na internet.

3.

O G Suite é um pacote de ferramentas da Google feito especialmente para as empresas. Com ele, você pode criar um domínio próprio de e-mail para a sua marca, compartilhar arquivos com seus colaboradores de forma muito rápida e fazer videoconferências por meio do Google Meet. Estas reuniões são ideais durante o isolamento, porque permitem manter a conexão com o seu time mesmo durante o trabalho remoto.

1. google meu negócio

O Google Meu Negócio é um recurso que permite que as pequenas e médias empresas conectem-se com os usuários por meio da busca do Google e do Google Maps gratuitamente.

 Com ele, você pode criar um perfil para o seu negócio que vai aparecer assim que o seu cliente digitar o nome da sua marca no campo da Busca ou no Google Maps.

Este perfil mostra a localização da sua empresa, os telefones para contato, horário de funcionamento e fotos dos seus produtos. Assim, os consumidores podem interagir com o seu negócio de forma muito mais rápida.

A ferramenta também permite que seus clientes incluam avaliações sobre os seus serviços, o que é uma ótima forma de recomendação.

Além disso, com o Google Meu Negócio, você tem vários dados sobre o engajamento dos usuários com a sua marca, o que permite ter uma visão clara sobre o seu progresso e entender o que precisa ser melhorado no relacionamento com o seu cliente.

2. aplicativo primer

O Aplicativo Primer é gratuito e foi feito para quem tem interesse em entender melhor o universo digital. Ele conta com lições gratuitas de Marketing Digital, Redes Sociais, Branding e Negócios.

Cada aula é interativa e pensada para quem tem poucos minutos livres. O melhor é que o seu progresso fica registrado no aplicativo para você ter mais clareza sobre os seus objetivos.

O objetivo do app é ajudar profissionais a se manterem atualizados para as demandas do mercado de trabalho. Intuitivo e fácil de usar, o Primer está disponível na Play Store ou na App Store e pode, inclusive, ser acessado no modo offline.

3. plataforma google para pmeS

A Plataforma Google para PMEs ajuda as empresas nos primeiros passos para divulgação dos seus serviços na web. Ela permite criar uma estratégia Google que ajudam a sua empresa a alcançar suas metas e lidar com a crise.

Para isso, você precisa responder algumas perguntas sobre o seu negócio e seus objetivos. Assim, a Google consegue entender as suas prioridades e te oferecer os recursos mais adequadas.

A plataforma conta com uma página de dicas para empreendedores que estão em diferentes fases das suas transições para o mundo digital.

Com essa ferramenta, você tem uma série de artigos relevantes, relatórios completos, cursos online e tutoriais a sua disposição. Eles ensinam a otimizar a gestão do seu negócio, a anunciar corretamente seus produtos e aparecer para os seus clientes no site de busca da Google.

Além disso, a plataforma traz lições simples que podem ser aplicadas imediatamente na sua empresa para você recolher os resultados rapidamente.

Na página, você também encontra diversas informações importantes sobre os impactos da Covid-19 no país para se manter atualizado sobre os últimos acontecimentos.

4. em casa

O site Em Casa é uma iniciativa que nasceu para ajudar as pessoas a superarem a crise atual agindo remotamente.

Ela é uma ótima fonte de informações para empresários que desejam aprender mais sobre o mercado online e sobre como gerir seus negócios de forma virtual.

A ferramenta disponibiliza uma série de recursos para qualificar os profissionais, como lives e mentorias.Você pode inclusive agendar um horário da Mentoria Cresça com o Google.

Esta é uma parceria da empresa com a Rede Mulher Empreendedora. O programa é gratuito e conta com orientação sobre:

Marketing Digital

  • Vendas Online
  • Finanças e Contabilidade
  • Apoio Jurídico
  • Inteligência Emocional para Empreendedores
  • Inovação e Modelos de Negócio

Você só precisa escolher um desses temas, preencher um formulário de inscrição e agendar uma mentoria de 30 minutos. No dia marcado, é só acessar o link enviado por e-mail para começar! 

5. google academy

A Google Academy oferece uma série de recursos e conteúdos online para otimizar o seu aprendizado. Ela é uma plataforma de educação que disponibiliza treinamentos ao vivo e gravados feitos por especialistas da Google semanalmente.

Para participar, você precisa escolher uma destas trilhas de aprendizado de acordo com o seu nível:

  • Fundamentos do Google Ads
  • Google Ads para Experts
  • Dados e Insights para Negócios

Então, é só começar a aprender sobre as diferentes ferramentas do Google para otimizar o seu negócio online!

6. google meet

O Google Meet é a ferramenta ideal para empresas que adotaram o home-office como modelo de trabalho durante a quarentena. Ela realiza reuniões online por videochamada com até 250 pessoas e permite a gravação desses encontros.

Com ela, você também pode fazer transmissões ao vivo e compartilhamentos de tela, tornando as reuniões mais interativas.

A boa notícia é que ela pode ser usada tanto no computador como em smartphones, por meio do aplicativo do Google Meet. Assim, seus colaboradores ficam à vontade para escolher a opção mais conveniente para acessar as reuniões.

Com a crise do Coronavírus, o Google está disponibilizando esse recurso gratuitamente para todas as empresas e pessoas que quiserem se beneficiar da agilidade e da segurança que o Meet oferece. Vale a pena testar!

7. g suite

O G Suite é um pacote com várias ferramentas e recursos da Google feito especialmente para empresas, que pode ser contratado por assinatura.

Alguns dos itens inclusos são: e-mail profissional com o domínio da sua marca para todos os colaboradores, armazenamento de arquivos online com o Drive, agendas compartilhadas e videoconferências.

Assim, você e sua equipe se beneficiam dos recursos tradicionais do Google, mas com a vantagem de tê-los customizados para a sua marca, conectando todo o time de forma eficiente.

Como todos os dados ficam na nuvem, as ferramentas podem ser acessadas de qualquer lugar e por meio de qualquer dispositivo, o que é ideal para atividades remotas.

8. google trends

O Google Trends é a uma ferramenta gratuita que mostra os termos mais procurados no site do Google. Assim, você sabe o que está em alta entre os consumidores e quais as palavras-chave mais populares em cada região do país e do mundo.

É a ferramenta ideal para identificar tendências e ter insights de conteúdo para o time de Marketing, assim como ideias de novos produtos e serviços com base nas pesquisas dos clientes. Você também pode mapear a popularidade dos termos em um determinado período de tempo.

Além disso, o Google Trends apresenta gráficos que permitem comparar termos para saber qual deles é o mais buscado no site.

 

Chegamos ao fim da nossa lista com 8 ferramentas poderosas do Google para ajudar seu negócio durante a pandemia (e depois dela também!).

No nosso blog, procuramos trazer conteúdos que te ajudem a passar por este momento, oferecendo dicas sobre negócios, vendas e gestão de equipes. Se você gostou do post de hoje, também pode gostar deste aqui: Como repensar seu modelo de negócio durante a quarentena?

Obrigada pelo papo e conte com a gente!