Tudo começou nos anos 90, com a origem da Internet. Desde então, não tinha mais volta: o destino da tecnologia era mudar a forma da gente se relacionar

Afinal, sabemos de duas verdades:

  1. Nós, seres humanos, temos necessidade de nos relacionar;
  2. No mundo online não existem barreiras físicas. 

Com a internet proporcionando uma conexão muito mais fácil e rápida entre as 

pessoas, elas chegaram: as Redes Sociais. E esse é o tema do nosso papo de hoje! 

Reconheça como divulgar o seu negócio nas redes sociais e como potencializar as suas vendas através delas. Vamos lá? Boa leitura!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

 Metade do nosso planeta já está presente nas redes sociais. Com tanta gente online assim, o seu negócio também precisa marcar presença, certo? Só no Facebook, por exemplo, existem mais de 2 bilhões de usuários no mundo. Já no Brasil, são mais de 120 milhões de pessoas. 

2.

Você sabe em quais redes sociais o seu público-alvo está presente? Como falamos antes, seu negócio não precisa estar em todas as redes que existem. O segredo é escolher a que melhor se adapta para sua realidade. 

3.

Segundo uma pesquisa feita no ano passado, o número de pessoas que compram pela internet cresceu 40% quando comparado ao ano anterior. Além disso, estudos mostram que, em 2020, 50% das compras serão feitas online

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

 Metade do nosso planeta já está presente nas redes sociais. Com tanta gente online assim, o seu negócio também precisa marcar presença, certo? Só no Facebook, por exemplo, existem mais de 2 bilhões de usuários no mundo. Já no Brasil, são mais de 120 milhões de pessoas. 

2.

Você sabe em quais redes sociais o seu público-alvo está presente? Como falamos antes, seu negócio não precisa estar em todas as redes que existem. O segredo é escolher a que melhor se adapta para sua realidade. 

3.

Segundo uma pesquisa feita no ano passado, o número de pessoas que compram pela internet cresceu 40% quando comparado ao ano anterior. Além disso, estudos mostram que, em 2020, 50% das compras serão feitas online

Se só no Facebook existem 2,5 bilhões de pessoas, quantos usuários de redes sociais devem existir no mundo?

Atualmente, podemos dizer que somos cerca de 7,6 bilhões de pessoas no planeta. E, segundo o Statista, em 2021 teremos mais de 3 bilhões de usuários nas redes sociais, sendo que atualmente esse número já é maior do que 2,5 bilhões. 

Ou seja, metade do planeta já está presente nas redes sociais e esse número só tende a crescer. Com tanta gente lá, o seu negócio também precisa estar, certo?

Como divulgar seu negócio nas redes sociais mais adequadas:

Nos próximos dias, vamos falar aqui sobre Facebook, Instagram e outras redes sociais. Abordaremos os principais pontos fortes e fracos de cada rede, inspirações para posts, dicas de divulgação e melhores práticas.

Mas, calma. Hoje é dia de introduzir e descomplicar o assunto para você se tornar expert no tema.

No nosso primeiro papo sobre Marketing Digital batemos várias vezes na tecla de que nem sempre é necessário estar presente em todas as redes sociais, lembra? 

Mas você pode estar se perguntando “Como vou saber qual é a melhor rede para o meu negócio?” ou “Como escolher a rede social certa para gastar energia?“. 

Bom, vamos lá, temos algumas dicas para você. Selecionamos 3 perguntas para te guiar nessa escolha. Sugerimos que você pense com calma em cada uma delas. Anote, desenhe, fale alto e converse com outras pessoas. O importante é refletir e registrar!

  1. Em quais redes sociais meus potenciais clientes estão presentes?

Lembra que falamos sobre a importância de conhecer (de verdade) seu público? Idade, nível educacional, profissão, formação familiar, interesses, necessidades e sonhos. Quanto melhor você conhecer as pessoas que se interessam pelo seu produto, mais fácil vai ser achá-las nas redes sociais. 

  1. Pretendo gastar quanto tempo por dia ou por semana cuidando das redes sociais da minha empresa?

Trabalhar com redes sociais exige dedicação. Defina se você mesmo fará essa função ou se vai delegar para outra pessoa. É essencial se organizar para gastar um tempo com isso se quiser divulgar seu negócio nas redes sociais.

Por exemplo: nunca deixe de responder os comentários nos posts. Não adianta prestar um ótimo serviço e atendimento na sua loja física, mas deixar as pessoas sem resposta nas redes sociais. 

Inclusive, use sua loja física nas redes sociais. Como? Tire fotos dos seus produtos, filme o dia a dia e use e abuse da criatividade para postar. Exemplos: se você tem uma academia, grave um vídeo de uma das aulas e poste no Facebook ou Youtube para que as pessoas conheçam as atividades. Ou, se você tem um salão, tire fotos do antes e depois de algum serviço para publicar no Instagram. 

Além de responder comentários e postar bastante, também sugerimos gastar um tempinho seguindo perfis de pessoas e empresas que você gostaria que conhecessem o seu negócio.   

  1. Como divulgar o negócio nas redes sociais que trazem mais resultado: faça testes!

Vamos supor que você inscreveu sua empresa no Instagram e no Facebook. Faça um planejamento mensal com três posts por semana, por exemplo, em cada uma das redes. 

Durante o primeiro mês, acompanhe de perto os resultados (os seguidores estão aumentando nas duas redes ou em uma só? As curtidas nos posts estão boas nas duas redes ou em uma só?). Esse teste é importante para que você possa dedicar mais tempo àquela rede que mais te atende.

Dica: comece devagar e vá sentindo o que os seus clientes e potenciais clientes estão curtindo e em qual rede social eles interagem mais com a sua marca. Você perceberá se o seu objetivo está sendo, aos poucos, alcançado. 

Quer o apoio de ferramentas para acompanhar o resultado de forma prática e efetiva? Confira aqui uma lista das 45 melhores ferramentas gratuitas que te ajudam no monitoramento das redes sociais.

Para fechar, vamos descomplicar ainda mais: 

Como divulgar o negócio nas redes sociais: confira o Glossário que preparamos para você.
  • Perfil: é como chamamos uma página pessoal ou corporativa nas redes sociais. Quando você cria uma conta em alguma das redes com o seu e-mail, o próximo passo é criar seu perfil, que normalmente consiste em um apelido, uma foto e uma descrição. 

Vale lembrar que quanto mais simples for o apelido que você escolher, melhor. Lembre-se que ele precisa ser fácil de escrever e, se possível, deve conter o nome da sua loja ou ao menos fazer uma associação a ela. 

Exemplo na prática: “Você já segue a Stone no Instagram? O perfil é @stone.”.

  • Avatar: sabe a foto que você escolhe para colocar no perfil? Então, quando falamos de perfis corporativos, ela pode ser chamada de Avatar! No caso de negócios no geral, normalmente usa-se a logomarca da empresa. Se você não tiver uma, você pode apenas escrever o nome da sua loja. 

Mas, atenção: evite colocar uma imagem com o nome da sua marca se as letras estiverem muito pequenas, ilegíveis ou claras demais. 

Se optar por uma imagem ou foto, lembre-se de escolher alguma que faça uma associação à sua empresa e produtos e escolha cores que façam sentido com o segmento do seu negócio. 

Exemplo na prática: “Você já viu o Avatar do perfil da minha empresa? Como eu não tenho logomarca, criei uma imagem com o nome da loja por escrito”.

  • Post: chamamos de post qualquer publicação feita em uma rede social. Pode ser uma foto no Instagram, uma frase no Twitter, uma matéria no Linkedin ou um vídeo no Youtube, por exemplo. 

Exemplo na prática: “Acabei de postar uma foto temática de carnaval no Instagram da minha loja, divulgando as fantasias que vendo. Fiz um post.”.

  • Conteúdo: são todas as postagens das redes sociais, os textos dos blogs, os elementos do site etc. Conteúdo é, em resumo, tudo o que compõe visualmente e verbalmente o ambiente online. 

Exemplo na prática: “Já viu o conteúdo que saiu no blog da Stone sobre Marketing Digital?”

  • Feed: é onde aparecem todos os conteúdos postados por você e por todas as pessoas que você segue. 

Exemplo na prática: “Hoje apareceu no meu feed um post sobre receita de bolo.”.

  • Repost: quando você posta no Instagram alguma publicação de outro perfil. 

Exemplo na prática: “Posso repostar a sua publicação no meu Facebook?”.

  • Impulsionar ou Patrocinar: quando você quer que seu post apareça para mais pessoas (além dos seus seguidores), você pode fazer um anúncio nas redes sociais. Quando isso acontece, podemos dizer que você impulsionou ou patrocinou um post, investindo dinheiro nele através das plataformas de anúncio do Facebook, por exemplo. 

Exemplo na prática: “Fiz um post patrocinado sobre os produtos de beleza que estão em promoção na minha loja.”.

  • Mídia Paga: podemos chamar de mídia paga todo post que foi impulsionado ou patrocinado. Ou seja, todos os conteúdos que receberam um investimento, em dinheiro, para aparecerem para mais pessoas. 

Exemplo na prática: “Quanto você gasta com mídia paga por dia?”.

  • Mídia Orgânica: é tudo que não é mídia paga. Ou seja, todos os conteúdos postados e não patrocinados. Os conteúdos orgânicos são os que só aparecem para os seus seguidores. 

Exemplo na prática: “Hoje em dia só trabalho com mídia orgânica, ou seja, não gasto dinheiro com anúncios no facebook.”.

  • Viralização: sabe quando acontece de um post ter muito mais curtidas e comentários do que o previsto? A consequência disso é que ele acaba aparecendo para muito mais gente, mesmo que de forma orgânica. Quando isso ocorre, dizemos que o post viralizou. 

Exemplo na prática: “Você viu o vídeo do cachorro que viralizou?”.

  • Engajamento: de nada adianta você ter muitos seguidores nas redes sociais se eles não interagem com você. Um seguidor engajado curte, comenta e compartilha seus posts. 

Exemplo na prática: “O engajamento do Instagram da minha empresa melhorou muito depois que passei a responder os comentários”.”

  • Influenciador: sabe aquela blogueira com muitos seguidores? Ou então um ator famoso, que posta muito sobre marcas e produtos? Então, chamamos esse perfil de pessoas de “influenciadores digitais”. Eles podem ajudar a divulgar sua marca e normalmente cobram para falar sobre produtos em suas redes sociais. 

Exemplo na prática: “Contratei um influenciador para fazer um post na rede social dele falando sobre o meu produto.”.

  • Hashtag: são termos associados a assuntos, posts ou discussões que usamos nas redes sociais com o sinal #. Quando a hashtag é publicada, transforma-se em um hiperlink que leva para uma página com outras várias publicações relacionadas ao mesmo tema. O que possibilita que o post seja visto por bastante gente. 

Você também pode criar sua própria hashtag e usá-la para incentivar que clientes também a coloquem em seus posts, divulgando sua marca. Dica: muita calma na hora de usar esse recurso! Escolha sempre até 3 hashtags. Além disso, lembre-se de conferir a ortografia e usar apenas hashtags que se relacionem ao tema do post. 

Exemplo na prática: Legenda fictícia de um post de restaurante: “Temos um novo prato no cardápio! Confira a #receita no nosso site e venha experimentar! Quando vier, poste a foto do seu prato com a hashtag #pratonovo e ganhe um café.”.

Esperamos que esse glossário te ajude nos próximos textos, onde entraremos especificamente em cada rede social. Lembre-se: deixe seu comentário para que a gente possa tirar suas dúvidas.

No próximo post falaremos sobre o Instagram. Fique de olho e boas vendas!