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O seu negócio está crescendo e você precisa contratar mais pessoas mas não sabe onde encontrar funcionários?

Para te ajudar, conversamos com a Livia Kuga, nossa especialista em pessoas aqui na Stone. Nesse post, você vai conferir todas as dicas para saber onde encontrar novos funcionários. 

Montamos um passo-a-passo para você ter um time de sucesso:

  1. Refletir sobre o perfil do candidato
  2. Definir o tipo de busca (passiva ou ativa)
  3. Montar um banco de currículos
  4. Definir como divulgar a vaga
  5. Descrever a vaga

Gostou? Então, vamos ver de perto cada um desses passos!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

Defina qual o tipo de candidato que você procura. Quais habilidades (técnicas e comportamentais) ele precisa ter? Depois, comece a montar seu banco de currículos.

2.

Escolha os canais para divulgar a vaga. Eles podem ser online ou físicos. Alguns canais online são: Catho, Vagas, Infojobs, Indeed, LinkedIn e Redes Sociais. Alguns canais físicos são: indicação, lugares que seu público alvo frequenta, cartazes na frente da sua loja e canais municipais.

3.

Na hora de descrever a vaga, não esqueça de incluir as atividades que vão ser exercidas, o horário de trabalho e as habilidades desejáveis do candidato. Você pode incluir benefícios e salário oferecido também.

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

Defina qual o tipo de candidato que você procura. Quais habilidades (técnicas e comportamentais) ele precisa ter? Depois, comece a montar seu banco de currículos.

2.

Escolha os canais para divulgar a vaga. Eles podem ser online ou físicos. Alguns canais online são: Catho, Vagas, Infojobs, Indeed, LinkedIn e Redes Sociais. Alguns canais físicos são: indicação, lugares que seu público alvo frequenta, cartazes na frente da sua loja e canais municipais.

3.

Na hora de descrever a vaga, não esqueça de incluir as atividades que vão ser exercidas, o horário de trabalho e as habilidades desejáveis do candidato. Você pode incluir benefícios e salário oferecido também.

onde encontrar funcionários: Definir o perfil do candidato

O primeiro passo para encontrar novos funcionários para o seu negócio é estabelecer o perfil que você busca. 

Algumas perguntas para te ajudar nessa definição:

  • Você quer alguém com experiência na área ou está disposto a contratar pessoas jovens no mercado, mas com vontade de aprender e crescer? 
  • Tem alguma habilidade indispensável que esse funcionário vai precisar ter para lidar com os problemas do dia-a-dia? 
  • Quais são as características desejáveis desse candidato? Por exemplo, se você busca um vendedor para a sua loja, não é interessante que seja uma pessoa carismática e comunicativa?
  • Você quer alguém com experiência na área ou está disposto a contratar pessoas jovens no mercado, mas com vontade de aprender e crescer? 
  • Tem alguma habilidade indispensável que esse funcionário vai precisar ter para lidar com os problemas do dia-a-dia? 
  • Quais são as características desejáveis desse candidato? Por exemplo, se você busca um vendedor para a sua loja, não é interessante que seja uma pessoa carismática e comunicativa?

Tudo isso entra no perfil que você traça do “candidato ideal”.

Uma vez que você estabeleceu esse perfil, é hora de começar a montar seu banco de currículos e partir para as buscas!

Busca ativa e busca passiva pra saber onde encontrar funcionários

Lívia divide duas estratégias para aqueles que estão em busca de novos funcionários:

  • Busca ativa

Esse tipo de estratégia pressupõe que você vá atrás dos candidatos, de acordo com o perfil que você traçou. Ou seja, é você que vai abordar esses possíveis funcionários e não o contrário. 

A vantagem dessa busca é uma maior proximidade do candidato e um nível maior de assertividade. Além disso, você não precisa ficar filtrando centenas de currículos que são pouco interessantes para você. 

Mas você pode acabar perdendo muito tempo nesse processo. Afinal, como você aborda um a um, leva mais tempo para encontrar os candidatos, porque você precisa analisar alguns perfis para entender quais têm mais alinhamento com a vaga. Você também pode acabar não encontrando o que procura e recorrendo à busca passiva. 

  • Busca passiva

A busca passiva é o oposto da ativa: aqui, os candidatos vêm até você. 

Nesse caso, você divulga a vaga, descreve as atividades envolvidas, os benefícios, regime de emprego, horário e local de trabalho. E, então, os interessados enviam currículo ou entram em contato com o objetivo de trabalhar com você.  

A vantagem desse método é que ele não é tão trabalhoso quanto a busca ativa. Além disso, com a busca passiva, você consegue montar um banco de currículos maior e pode recorrer a ele caso abra novas vagas no seu negócio.  

onde encontrar funcionários: Banco de currículos

Agora que você já sabe quais os tipos de busca, é hora de montar seu banco de currículos. 

Para montar essa base, Livia aconselha que você tenha um e-mail só para receber esses currículos ou um ATS (Applicant Tracking System).

O ATS é uma plataforma paga de recrutamento e seleção de candidatos. Vale lembrar que se você tem apenas uma vaga pontual, provavelmente ele não seja a melhor opção, afinal, você vai ter um custo.

De qualquer forma, concentrar os CVs em um lugar só é uma boa ideia. Imagine ficar recebendo 10, 20, 100 mensagens sobre o assunto no seu e-mail? É muito fácil que elas se percam no meio de outras mensagens e atrapalhem a sua organização. 

Até aqui, você viu como buscar candidatos e como montar sua base de currículos. Mas onde você pode encontrar os funcionários? É isso que vamos ver agora!

Onde divulgar a vaga e onde encontrar funcionários

As possibilidades de encontrar novos funcionários nunca foram tantas! Afinal, temos os canais online e os físicos. Vamos ver quais são eles?

onde encontrar funcionários: Canais online

  1. Catho: A Catho é um site gratuito para o contratante e pago para o candidato. Nele, você divulga a vaga em aberto e as pessoas interessadas se cadastram para o processo seletivo. Com isso, você tem acesso aos currículos e perfis de cada um. Você pode filtrar profissionais que moram perto da sua empresa, caso isso seja um aspecto desejável para a vaga. O site disponibiliza 25 filtros diferentes, entre cargo, idioma, experiência e região. Assim, eles facilitam o processo de contratação, porque você consegue fazer uma primeira seleção mais rapidamente.  É possível também convidar candidatos para  a vaga e receber recomendações automáticas da própria catho a partir do perfil que você busca.
  2. InfojobsA Infojobs é um site pago para o contratante e gratuito para o candidato. Conta com mais de 35 milhões de currículos cadastrados e 25 mil candidatos entrando na plataforma diariamente.   No site, você encontra um comparador salarial, que permite conhecer quanto as empresas estão oferecendo para vagas semelhantes a que você cadastrar. Além disso, a Infojobs permite que você publique uma mesma vaga em estados diferentes e salve a vaga para divulgações futuras. Isso simplifica e facilita o processo de contratação para você que não gasta tempo reelaborando uma vaga criada anteriormente. 
  3. Vagas: O Vagas também é pago para o recrutador e gratuito para o candidato. O site oferece a possibilidade de realizar videoentrevistas e acelerar o processo de contratação.Você também pode criar testes, por exemplo, de conhecimentos de inglês e matemática, para fazer uma triagem desses candidatos.O site conta com funcionalidades de mensagens automáticas, e-mails em massa, fluxo de feedback e relatório de vagas para melhorar a gestão do seu processo seletivo. 
  4. IndeedNa Indeed, é possível anunciar vagas gratuitamente ou patrocinar uma vaga para atrair mais candidatos.  Você pode criar um perfil exclusivo para a sua empresa e se destacar entre os candidatos. Afinal, eles podem fazer avaliações sobre o seu negócio e indicá-lo para outros interessados. O site conta com mais de 18 milhões de avaliações como essa e que ajudam a construir e fortalecer o nome das empresas.
  5. Redes Sociais: Caso o seu negócio tenha redes sociais, como Instagram e Facebook, vale a pena fazer um post divulgando as vagas abertas. Isso porque esse tipo de post pode despertar não só a atenção de quem se interessar pela vaga, como também de pessoas que podem te indicar bons candidatos. Entre as redes sociais, uma é conhecida como referência para vagas de emprego. O LinkedIn é uma plataforma interessante tanto para quem quer fazer uma busca ativa como uma busca passiva dos profissionais. No primeiro caso, você pode buscar pelo cargo e analisar os perfis. No segundo caso, você pode usar a rede para divulgar a vaga no perfil do seu negócio ou no setor exclusivo para vagas que a plataforma oferece. 

onde encontrar funcionários: Canais físicos 

Para decidir qual o melhor canal de divulgação de vagas para o seu negócio, é preciso entender qual a melhor opção na sua região. E pode ser que essa alternativa não seja online. Por isso, vamos ver alguns dos canais físicos mais eficientes para encontrar novos funcionários!

  1. Indicação: Para a Lívia, esse é o melhor canal para achar candidatos, independentemente do negócio. Segundo ela, “Vale a pena fazer um mini-folder ou um mini cartaz com o perfil desejado de candidato, que pode ser em word mesmo, e entregar para as pessoas.” Assim, essas pessoas podem indicar alguém que se encaixaria no perfil da vaga. É uma das formas mais simples, rápidas e eficientes de encontrar novos funcionários.  Lívia comenta que “o canal de indicação é sempre o melhor porque a pessoa a qual você pediu indicação vai fazer uma pré-triagem, ela não vai te indicar qualquer um. Isso já facilita o processo seletivo.”
  2. Colar cartazes onde o público alvo está: Principalmente se você busca por pessoas sem experiência, espalhar cartazes em locais frequentados pelo seu público alvo pode ser uma saída. Isso vale para igrejas, restaurantes, salões de beleza, faculdades e etc. Nesse caso, vale conversar com os responsáveis desses lugares pedindo permissão para divulgar sua vaga. Vale também colar um cartaz na frente da sua loja para atrair a atenção de interessados. Isso inclui clientes que são apaixonados pela sua loja e que estão em busca de uma oportunidade no mercado. 
  3. Procurar na prefeitura: Outra opção para buscar novos funcionários é a realocação de pessoas. Cheque com o seu município se há algum canal de divulgação de vagas regionais. Cidades pequenas costumam contar com esse serviço gratuitamente.

Dica Bônus para saber onde encontrar funcionários: converse com as pessoas! 

Uma prática que a Lívia costuma ter é conversar muito com pessoas que ela pensa em ter como parceiros de trabalho, mesmo que isso não se concretize no futuro. 

A dica é se interessar verdadeiramente pelo outro e perguntar tudo sobre ele. Desde qual a formação e experiência profissional até o que gosta de ler, se gosta de viajar, o que faz nas horas vagas.

O que incluir na divulgação da vaga 

Já decidiu onde vai divulgar sua vaga? Ótimo! 

Mas o que você deve incluir na descrição

É preciso tomar cuidado com as exigências que você vai incluir, porque algumas podem ser discriminatórias.  

O básico é incluir na descrição da vaga:

  • Qual a função a ser exercida
  • Quais as habilidades fundamentais que o candidato deve ter (técnicas e comportamentais)
  • O que é essencial e o que é diferencial ou desejável
  • Horário de trabalho

Você também pode incluir os benefícios e o salário oferecido. Nesse caso, vale pensar: 

  • Estou oferecendo um valor baixo que pode distanciar pessoas capacitadas? 
  • Estou oferecendo um valor acima do mercado que vale a pena divulgar? 
  • Tenho benefícios legais que podem atrair as pessoas? 

O básico é incluir na descrição da vaga:

  • Qual a função a ser exercida
  • Quais as habilidades fundamentais que o candidato deve ter (técnicas e comportamentais)
  • O que é essencial e o que é diferencial ou desejável
  • Horário de trabalho

Você também pode incluir os benefícios e o salário oferecido. Nesse caso, vale pensar: 

  • Estou oferecendo um valor baixo que pode distanciar pessoas capacitadas? 
  • Estou oferecendo um valor acima do mercado que vale a pena divulgar? 
  • Tenho benefícios legais que podem atrair as pessoas? 

Caso você opte por não explicitar nem o salário nem os benefícios, não esqueça de incluir: “salário e benefícios compatíveis com o mercado”. Se você espera que o candidato tenha experiência profissional ou algum tipo de formação, inclua essas informações e especifique se serão avaliadas como obrigatórias, desejáveis ou diferenciais.

Onde encontrar funcionários

Nesse post, vimos algumas dicas para encontrar novos funcionários para o seu negócio. Gostou? Deixe seus comentários aqui embaixo e te respondemos!

Obrigada, boas vendas e boas contratações!