Se você tem conta em algum banco tradicional, certamente já pagou taxas que você nem sabia que ia pagar. Olhar o saldo da sua conta corrente é sempre uma aventura. Não é difícil imaginar uma situação em que você tenha feito uma transferência pra um fornecedor, confiando que tinha aquele valor guardado. 

Ao olhar o seu extrato, vê que sua conta tá negativa porque você acabou pagando por aquela transferência, taxa disso, taxa daquilo, imposto X e Y. Você nem sabia que tinha que pagar tudo isso!

Há alguns anos, nós éramos praticamente reféns dos bancos e de taxas abusivas e pouco transparentes. Isso sem falar no tempo perdido em ligações tentando resolver algum problema. Muitas vezes, a gente ainda precisava perder horas produtivas no nosso dia em agências, resolvendo problemas que eles mesmos criaram.

Mas não existia outra opção. Se você precisava de uma conta, necessariamente precisava de um banco. Isso vem mudando de uns tempos pra cá, com o surgimento e a consolidação das contas de pagamento. Continue com a gente e entenda porque elas podem ser uma solução pro seu negócio.

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

Estude o seu mercado: analise a concorrência para entender quais os preços do mercado e quem está comprando dos seus concorrentes. Não adianta cobrar muito acima ou muito abaixo. Nos dois casos, você pode afastar clientes. 

2.

Agregue valor ao seu produto: mostre ao seu cliente qual o diferencial do seu produto/serviço. Ele paga mais quando enxerga valor naquilo que compra. Para aumentar o valor do que você vende, invista em um bom atendimento e garanta a melhor experiência para o seu consumidor. 

3.

Calcule sua margem de contribuição: ela indica se a sua receita é suficiente para cobrir quanto você gasta e te ajuda a entender se a sua empresa é lucrativa. O cálculo é simples. Subtraia seus custos e despesas do valor das suas vendas para ver se o produto que você vende vale a pena para o seu negócio. 

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

A função das instituições de pagamento é possibilitar algumas transações financeiras, como compra, venda e transferências. Elas foram criadas a partir da Lei 12.865 de 2013 como um instrumento de inclusão financeira de pessoas que não têm acesso ao sistema bancário e são regulamentadas pelo Banco Central (Bacen). 

2.

Um fator muito simples torna as contas de pagamento completamente seguras: o seu dinheiro depositado nas contas de pagamento não integra o patrimônio das instituições de pagamento. Elas têm que, necessariamente, aplicar o seu dinheiro em títulos públicos, como o tesouro direto, por exemplo, ou depositar em uma conta no Banco Central. 

3.

O propósito dessas contas é oferecer praticidade, por isso, também, a abertura é mais simples e menos burocrática do que a das contas – corrente e poupança – tradicionais. 

Afinal, o que são contas de pagamento?

Antes de te explicar o que são contas de pagamento, temos que falar sobre os responsáveis por essas contas: as instituições de pagamento. A função das instituições de pagamento é possibilitar algumas transações financeiras, como compra, venda e transferências. Elas foram criadas a partir da Lei 12.865 de 2013 como um instrumento de inclusão financeira de pessoas que não têm acesso ao sistema bancário e são regulamentadas pelo Banco Central (Bacen)

O Bacen é a instituição responsável por manter a estabilidade econômica no Brasil e o poder de compra da nossa moeda, o Real. Além disso, todas as instituições financeiras dependem de autorização dele para funcionar e estão sob suas regras e fiscalização. 

O controle da inflação também é responsabilidade do Banco Central. É ele que define as metas da inflação, o que afeta diretamente o nosso consumo. Já falamos sobre inflação aqui, vale a pena dar uma olhadinha.

Por ser uma autarquia autônoma, o Bacen não está subordinado a nenhum outro órgão público, ou seja, é independente para atuar na regulação do sistema financeiro do país. 

Com essa conta, você pode realizar pagamentos e transferências, como pagamento de contas e boletos, fazer transferências entre a mesma instituição financeira e também TEDs e DOCs. Tudo é feito digitalmente, por meio de aplicativo ou site da instituição de pagamento na internet. O propósito dessas contas é oferecer praticidade, por isso, também, a abertura é mais simples e menos burocrática do que a das contas – corrente e poupança – tradicionais. 

Por que contas de pagamento são seguras?

Um fator muito simples torna as contas de pagamento completamente seguras: o seu dinheiro depositado nas contas de pagamento não integra o patrimônio das instituições de pagamento.

Quando você coloca dinheiro na sua conta corrente em um banco tradicional, o banco pode aplicar de forma livre: emprestar pra outra pessoa, oferecer um financiamento pra uma empresa, reaplicar para gerar mais juros pro próprio banco. Nas contas de pagamento isso não acontece. 

As instituições de pagamento têm que, necessariamente, aplicar o seu dinheiro em títulos públicos, como o tesouro direto, por exemplo, ou depositar em uma conta no Banco Central. Resumidamente, ter seu dinheiro em títulos públicos é um investimento de baixíssimo risco, já que ele tem a garantia do governo.

É por isso que as contas de pagamento são seguras. As instituições de pagamento não mexem no seu dinheiro. Ele continua sendo seu.

CONTAS DE PAGAMENTO: E a Conta Stone? É segura?

Sim! A Conta Stone é 100% segura porque é uma conta de pagamento vinculada à uma instituição de pagamento, a Stone, que você já conhece e confia. 

E, como já dissemos, a Stone não vai mexer no seu dinheiro. O seu dinheiro não vai integrar o patrimônio da Stone e ela não vai lucrar em cima dele. Ela é obrigada a depositar tudo em uma conta no Banco Central ou em títulos públicos. Tudo muito seguro.

E, reforçando, o Banco Central é a instituição mais sólida e confiável de todo o sistema financeiro, tenha certeza que seu dinheiro estará na Conta Stone quando você quiser usar. Sem taxas abusivas, com o atendimento que você já tá acostumado e de forma transparente. 

Agora que você já entendeu porque as contas de pagamento são seguras, que tal pensar em abrir uma Conta Stone? A nossa ideia é facilitar o seu dia a dia, para que você consiga se dedicar integralmente às suas vendas e ao seu negócio. Pra que perder tempo em banco se você pode ganhar tempo pensando em novas estratégias e produtos pra sua empresa? A Conta Stone está aqui para ajudar a otimizar o seu tempo. Vem com a gente!

Obrigada pelo papo e boas vendas!