TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

O Natal é uma das datas mais aguardadas pelos varejistas brasileiros. Os números para o ano de 2019 são bem animadores. A previsão é de que as vendas cresçam quase 5%, com uma arrecadação de R$ 35,9 bilhões. Com isso em mente, você pode ficar mais otimista com suas vendas e investir na data.

2.

Planejamento e organização são as palavras chave para essa época do ano. Manter o estoque em ordem e sua equipe preparada para realizar um atendimento ágil e eficiente fazem a diferença. Além de deixar seu cliente satisfeito, você consegue elaborar estratégias mais assertivas para o seu negócio.

3.

No post, vamos te mostrar as ações que você pode colocar em  prática pra vender mais no Natal: decorar a loja, treinar os vendedores, oferecer benefícios de pagamento, fazer promoções atrativas, movimentar as redes sociais, dar brindes, montar kits temáticos e organizar eventos e atrações especiais.

ANTES DE COMEÇAR 

Você aproveitou a Black Friday para aumentar suas vendas? Se sim, vale usar algumas das suas estratégias para também vender mais no Natal. 

Agora, se você não aproveitou o momento ou se ele não atingiu sua expectativa, ainda há uma grande oportunidade pra fechar o ano de 2019 com sucesso! 

O Natal é a data mais importante para o comércio físico brasileiro. Para este ano, a expectativa é de que as vendas cresçam em 4,8% em comparação com o ano anterior. A previsão é de que este seja o melhor Natal dos últimos 6 anos para os varejistas.

Por isso, pense nos seus aprendizados com a Black Friday e acompanhe nossas dicas!

O primeiro passo é planejar-se!

PLANEJAMENTO É FUNDAMENTAL PARA VENDER MAIS NO NATAL

Pra vender mais no Natal, é preciso traçar um plano para chegar a esse objetivo. Como a data movimenta muito o comércio, avalie se vai ser necessário contratar vendedores temporários para atender a demanda. Se sim, inclua no planejamento orçamentário. Afinal, o objetivo de vender mais nessa época é lucrar mais. 

Pensando que os consumidores estão mais dispostos a gastar (viva o 13º!), estime o quanto você pretende vender e o quanto precisa investir. Algumas questões para te ajudar a definir esses números: 

  • Quantos funcionários temporários preciso contratar?
  • Quanto vendi ano passado e qual a minha meta de vendas pra esse ano?
  • Irei fazer decoração de Natal? Quanto posso gastar?
  • Quanto gastei com meus fornecedores nessa época ano passado? 
  • O que preciso comprar deles para atender a demanda desse ano?

A partir dessas respostas, veja o que precisa ser feito. Como vimos, isso envolve os seus fornecedores. Com uma ideia do que você vai precisar, você pode falar com eles com antecedência.

Além de garantir que eles entreguem o que você precisa, dependendo da quantidade, é possível até negociar descontos. O que é melhor ainda. Por isso, não deixe tudo para a última hora.

Pensar em faturar mais sem se planejar direito é só para quem acredita em Papai Noel.

ORGANIZAÇÃO PARA VENDER MAIS NO NATAL COM TRANQUILIDADE

A organização faz parte do planejamento. É importante manter o estoque em ordem e orientar sua equipe para deixá-lo sempre organizado. Vale até eleger um responsável por isso. 

O Natal é uma época de fluxo intenso nas lojas e o atendimento precisa ser ainda mais rápido. A organização economiza tempo e agiliza o trabalho dos vendedores. 

Com o grande movimento, objetos são mais facilmente tirados do lugar, as roupas ficam amassadas e espalhadas, as estantes ficam bagunças. Então, é preciso fazer a manutenção desses elementos para vender mais no Natal. 

Organização é importante em qualquer época do ano, ainda mais agora. 

MOSTRE QUE O PAPAI NOEL CHEGOU 

A vitrine é a primeira impressão que você passa para o seu cliente. Por isso, na época de Natal, turbine a sua loja com uma decoração temática. É preciso se destacar. 

Se você tem uma loja de roupas, coloque um gorro nos manequins. Vale espalhar bonecos de Papai Noel pela loja, assim como réplicas de renas e pequenas árvores decoradas. 

Luzes de Natal também chamam bastante a atenção de quem passa na frente da loja.  Músicas natalinas são outro diferencial e ajudam o cliente a entrar no clima dessa época. 

Você também pode personalizar alguns produtos com o foco na data, como biscoitos em formato de Papai Noel. 

Na hora de embrulhar para presente, utilize papéis com temas natalinos. Esse detalhe mostra ao cliente um cuidado diferenciado, que ele não tem em todas as lojas. 

PROMOÇÕES PODEM TE AJUDAR A VENDER MAIS NO NATAL

Com a Black Friday, você deve ter percebido quais ofertas funcionaram melhor para o seu cliente. Utilize esses aprendizados para vender mais no Natal. 

Além disso, se você ainda tiver produtos que não foram vendidos ou que estão para sair de linha, coloque em promoção. Só não vale dar descontos acima da sua margem de lucro, afinal, todos precisam ganhar. 

Algumas opções de promoções para atrair os clientes são: 

  • Descontos cumulativos (leve 3 itens e ganhe 50% no 4°)
  • Combos  (compre 1 e ganhe 2)
  • Cupom de desconto para a próxima compra
  • Desconto na primeira compra 

Lembra que falamos da vitrine? Então, na fachada, além da decoração, vale também colocar os produtos com preços mais atrativos e indicar que a loja está em promoção. Com isso, você atrai o cliente, o passo fundamental para vender mais no Natal. 

PRA QUEM FOI UM BOM MENINO OU UMA BOA MENINA…

Brindes são uma forma simples, mas eficiente de fazer o seu cliente lembrar de você. Mas não adianta oferecer um produto que não vai fazer a menor diferença pra ele. Tire um tempo para pensar em brindes que podem atrair a atenção. 

Aqui, vale até fazer uma pesquisa com os consumidores pra ver o que eles vão gostar de ganhar. Enquanto isso, te damos algumas opções: 

  • Se você tem uma loja de cosméticos, vale oferecer amostras grátis de perfumes, maquiagem ou até uma sessão de limpeza de pele ou uma aula de automaquiagem.
  • Se o seu negócio é uma loja de brinquedos, pense em qual marca você quer promover e ofereça itens para o cliente conhecê-la. Bexigas, balões e pintura no rosto para as crianças também podem funcionar. 
  • Se você tem restaurante, doceria, padaria ou supermercado, ofereça bombons diferentes e personalizados, com a cara do Natal. 
  • Para lojistas de roupas, ofereça algumas opções de acessório para customizar ou complementar o visual. 

Uma dica é deixar o cliente escolher entre algumas opções, porque ele acaba valorizando mais aquilo que ganhou.

Você também pode fazer parcerias com outras marcas e oferecer os produtos delas como brindes e vice-versa. Assim, a indicação é mútua e pode aumentar a cartela de clientes de ambas. 

DIVULGUE NAS REDES SOCIAIS E ATRAIA CLIENTES PARA VENDER MAIS NO NATAL

Use o online para reforçar o offline. Nas redes sociais do seu negócio, lembre o cliente de que o Natal está chegando. Nesse caso, vale usar uma linguagem mais descontraída, escrever mensagens positivas e desejar boas festas.

Envie e-mails e whatsapps para os seus clientes mais fiéis e ofereça benefícios exclusivos ou os convide para conhecerem as promoções. Você pode até montar um evento de lançamento ou um comes e bebes de inauguração das promoções de natal.

BENEFÍCIOS DE PAGAMENTO 

Mesmo que o fim de ano traga o tão desejado 13º, o cliente ainda prefere dividir as compras. Como é uma época em que ele vai gastar mais, ofereça vantagens de pagamento e possibilidade de dividir em mais vezes.

Outra opção é oferecer mais tempo para o cliente começar a pagar. Só não esqueça de pensar nisso na hora em que estiver fazendo o seu planejamento, afinal, você só vai receber o dinheiro das vendas depois. 

KITS TEMÁTICOS E ATRAÇÕES ESPECIAIS

O Natal é o momento de comprar presentes e muita gente tem dificuldade de escolher o que levar. Por que não facilitar isso para o seu cliente? Selecione produtos e monte kits com diferentes temas ou ofereça a possibilidade de personalizar o kit. 

Com isso, além de resolver uma dor de cabeça do cliente, você ainda consegue vender mais produtos. 

Faça o cliente ficar mais tempo na sua loja pelo motivo certo — e não porque ele demorou na fila. Se couber no seu modelo de negócio, você pode oferecer atrações para estimular as vendas.

Mágicos e músicos costumam fazer sucesso com o público. Eles atraem a simpatia das pessoas e fazem o cliente ter uma experiência positiva com a sua marca. Vamos combinar que isso faz toda a diferença na hora da compra. Principalmente porque o cliente pode indicar a sua loja para os amigos e melhorar a sua reputação.

COMO VOCÊ VAI VENDER MAIS NO NATAL, INVISTA NA SUA EQUIPE 

Como o Natal é uma época de maior movimentação, os vendedores precisam estar preparados para essa demanda. Por isso, você deve oferecer treinamentos para que eles façam um atendimento eficiente.

Como é uma época de correria e lojas cheias, os clientes costumam estar mais impaciente. Então, um atendimento de qualidade é um diferencial importante nesse momento. 

Como dissemos, organização também é fundamental. Uma dica é reunir o time e estabelecer responsáveis por determinadas tarefas. Assim, cada um faz sua parte e diminui a chance de confusão.  

Para estimular a sua equipe. vale oferecer bonificações extras para aqueles que tiverem melhor desempenho. Lembrando que isso deve entrar no seu planejamento financeiro.

APROVEITE O MOMENTO PARA VENDER MAIS NO NATAL

As  vendas de Natal são uma ótima oportunidade para atrair novos cliente e fidelizá-los. Assim, o aumento das vendas não fica limitado só a esse final de ano, mas pode se estender por 2020! 

Com as nossas dicas para vender mais no Natal, você consegue se preparar com antecedência para essa data tão importante para o comércio! Se você ficou com alguma dúvida, é só comentar aqui embaixo que te respondemos, ok? 

Obrigada pelo papo e boas vendas de Natal!