O seu negócio fica em uma região que atrai muitos turistas em determinada época do ano? Se a resposta for sim, com certeza ao mesmo tempo que você adora ver o seu faturamento subindo, a temporada também te deixa preocupado.

Um monte de gente entrando na loja, fila grande, vários pedidos ao mesmo tempo – uma confusão que pode trazer um volume alto de dinheiro no fim do mês. Mas como se organizar para conseguir aproveitar ao máximo a temporada? Você sabe no que precisa prestar atenção nessas épocas do ano? Separamos algumas dicas que podem te ajudar.

1- Conheça a realidade da sua região E DO SEU NEGÓCIO PARA A ALTA TEMPORADA

O primeiro passo é entender a realidade da sua região – quantas pessoas são esperadas na temporada por aí? Você pode perguntar na prefeitura, no SEBRAE, buscar por notícias de anos anteriores, ou conversar com os lojistas da região.

É importante ter uma previsão da quantidade de turistas esperados na alta temporada para estar preparado ao recebê-los.

2- Entenda se é necessário contratar mais funcionários 

Para absorver toda essa demanda, é preciso definir se você precisa de mais funcionários na sua loja. Esse é um planejamento que deve começar a ser feito com mais ou menos 4 meses de antecedência, porque até você encontrar pessoas capacitadas e de confiança pode demorar.

3- Fique atento ao estoque DO SEU NEGÓCIO PARA A ALTA TEMPORADA

Outra coisa muito importante é ter quantidade suficiente de produtos no estoque para conseguir atender a todos. Não dá para deixar o cliente na mão e perder venda, não é mesmo?

Se você não tinha um negócio no ano anterior, pergunte para outros lojistas da região como foi o movimento na última temporada. Quantas vezes mais eles venderam? Faça um planejamento em cima disso, mas também tenha opções caso surja uma demanda maior ou menor que o esperado.

Você pode, por exemplo, negociar com o fornecedor uma compra em consignação, assim, se a demanda for baixa você não fica no prejuízo. Em paralelo, busque fornecedores que entreguem em um prazo curto para não ficar na mão se a demanda for alta e você precisar fazer um pedido de última hora.

4- Faça uma análise de preços 

Além de garantir quantidade, revise o preço de cada produto. Na temporada, seus gastos provavelmente vão aumentar. Para dar alguns exemplos: a matéria-prima pode ficar mais cara, normalmente o uso de cartões premium aumenta (e eles têm taxas mais altas), o uso de ar condicionado ou aquecedores pode impactar na conta de luz, entre outros.

A demanda também costuma ser maior, então faz sentido você levar isso tudo em consideração na hora de decidir os preços praticados.

5- Garanta diversas formas de pagamento NO SEU NEGÓCIO PARA A ALTA TEMPORADA

Agora que você já está com quantidade de produtos e preço adequados, é hora de pensar nas formas de pagamento. Solicite maquininhas adicionais – com o movimento aumentando, você com certeza vai precisar.

Certifique-se de aceitar diversas formas de pagamento: dinheiro, cartão, por NFC, por QR Code, vouchers se for o caso, quantas opções puder!

6- Mantenha o foco na gestão DO SEU NEGÓCIO PARA A ALTA TEMPORADA

Com a loja vendendo e gastando mais, e com diversos tipos de pagamentos operando, você vai precisar fazer uma gestão mais apurada das finanças. Acompanhe de perto todas as entradas, saídas e movimentações financeiras.

Esteja craque em fluxo de caixa! Isso vai ser fundamental para você não perder o controle e conseguir garantir a precisão dos investimentos no seu negócio.

7- Diversifique o portfólio de produtos

Uma ideia inteligente é repensar os produtos ofertados. Coisas relacionadas à cultura local, por exemplo, costumam ser atrativo forte para os turistas: comida local, lembrancinhas da região, etc.

8- Invista na decoração dO SEU NEGÓCIO PARA A ALTA TEMPORADA

Pensar na ambientação do espaço também pode fazer a diferença. Como você decora sua loja para que ela consiga refletir o que é vendido por lá? Existe alguma decoração especial que pode chamar a atenção de quem passa pela porta?

Lembre-se que os turistas, em geral, ainda não conhecem os estabelecimento locais. Então você precisa encontrar formas de despertar o interesse deles em conhecerem o seu.

9- Esteja preparado para ser efetivo na comunicação

Por último, tenha atenção à comunicação. Se sua região recebe muitos estrangeiros, providencie cardápios bilíngues. No caso de restaurantes, por exemplo, expor fotos de cada um dos itens do menu também é uma alternativa. Assim, todos conseguem saber exatamente o que vão comer.

10- Ofereça produtos e atendimento de qualidade NO SEU NEGÓCIO PARA A ALTA TEMPORADA

No fim, o mais importante ainda é oferecer produtos de qualidade e atendimento diferenciado, com muita atenção à cada uma das pessoas que entra na sua loja.

Deixá-los à vontade, satisfeitos e no clima das férias é o que vai fazer com que saiam da sua loja querendo voltar e recomendar para os amigos.

E aí, tá se sentindo preparado para a próxima temporada? Qual desses pontos você acha mais importante? Qual é o mais difícil pra você?

Obrigada pelo papo e ótimas vendas!