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Vai contratar uma, duas ou até três maquininhas de cartão para o seu estabelecimento? Está pensando em deixar o seu negócio mais moderno, aceitando agora também pagamentos com cartões de crédito e débito? Está sem entender por que existem taxas nas maquininhas?

Se a resposta for sim para essas perguntas, não se esqueça de analisar alguns itens importantíssimos que vão ajudar a garantir ainda mais controle dos custos do seu negócio. Um deles está relacionado às taxas das maquininhas, cobradas por transação, que variam de empresa para empresa. 

Para escolher bem, é necessário estar atento às taxas das maquininhas, para não só mensurar lucros, mas também cobrir os gastos com o próprio equipamento e possíveis mensalidades.

Pensando nisso, este guia foi criado com o propósito de te ajudar a entender o que deve ser analisado antes de determinar quais são as melhores opções para a sua loja.

Três principais aprendizados de hoje:

– Adquirentes são empresas que fornecem as famosas “maquininhas” de cartão. São responsáveis pela captura, processamento e liquidez (pagamento) das transações que um lojista faz.

– Os emissores são os bancos, responsáveis pelo oferecimento do cartão ao usuário. Eles realizam o gerenciamento de dados e do contato com quem necessita de serviços bancários.

–  As bandeiras são intermediárias entre as credenciadoras e os emissores. As normas de segurança envolvidas em cada transação são estabelecidas por elas.

Vamos entender juntos que isso não tem só a ver com números, mas com o custo-benefício oferecido pela empresa da maquininha. Uma boa escolha pode reduzir os custos dos donos de negócios e de seus consumidores.

Por que as taxas nas maquininhas existem?

Inicialmente, leve em consideração que elas foram criadas para manter funcionando o segmento de meios de pagamentos. Ele é composto por: credenciadoras ou adquirentes, emissores e bandeiras. 

Antes de tudo, você precisa compreender quem é e qual o papel de cada parte no setor.

Quem são as adquirentes?

São empresas que fornecem as famosas maquininhas de cartão. São responsáveis pela captura, processamento e liquidez (pagamento) das transações que um lojista faz.

Para que o serviço seja oferecido, a credenciadora cobra uma Taxa de Desconto (conhecida como taxa MDR – Merchant Discount Rate, em inglês) a cada transação. O valor total dessa taxa é distribuído para ela, o emissor do cartão e a bandeira (outros responsáveis pela finalização do processo).

Quem são os emissores?

Os bancos! São eles os responsáveis pelo oferecimento do cartão ao usuário. Eles realizam o gerenciamento de dados e o contato com quem necessita de serviços bancários. Assim, eles solucionam dúvidas e ouvem reclamações sobre o uso e transações dos cartões emitidos. No processo, o emissor cobra um percentual da transação, conhecida como taxa de intercâmbio, que é parte da Taxa de Desconto (MDR) das credenciadoras.

O mais importante: a aprovação e reprovação de uma transação é de responsabilidade dos emissores.

Quem são as bandeiras?

As “donas” de todo o esquema de pagamento, intermediárias entre as credenciadoras e os emissores. As normas de segurança envolvidas em cada transação são estabelecidas por elas, que recebem uma parcela da Taxa de Desconto (MDR). Isso acontece a cada compra feita com cartões que tiverem sua marca. Essa remuneração da bandeira é nomeada como “Fee”. Ela é paga num valor fixo, normalmente alguns centavos por transação, independentemente do valor da venda.

Exemplos de bandeiras: Visa, Mastercard, American Express, Hiper, Elo etc.

Como funciona as taxas nas maquininhas em cada transação?

Com todas essas marcas concorrendo no mercado, o dono de negócio pode optar por ter na sua loja máquinas fixas e móveis, que podem ser levadas em serviços de delivery até o comprador, por exemplo. 

O custo varia de acordo com o modelo de máquina, ramo de atuação, porte e receita do negócio. As taxas nas maquininhas, pagas pelos lojistas para pagamentos com cartão de crédito ou débito é diferente. Mas por quê?

Em casos de compra no débito, existe um risco muito baixo de inadimplência para quem administra o cartão, já que o valor é debitado em tempo real da conta bancária do cliente. Por oferecer menor risco, as taxas são mais baixas para as vendas feitas no débito. 

Já as compras no crédito possuem taxas mais altas por conta do risco de inadimplência. Para ilustrar melhor essa informação, foi realizada uma pesquisa pelo SPC Brasil que traça o perfil do consumidor com dívidas. Ela apresentou dados de inadimplência nos cartões de crédito. Os pontos mais relevantes da pesquisa são:

– 38% dos inadimplentes possuem contas em atraso de compras parceladas no cartão de crédito. Destes, 82% afirmam que essas contas estão há mais de 90 dias atrasadas;

– 93% dos que não possuem dívidas atrasadas pagam o valor total das faturas na data de vencimento. Para os inadimplentes, esse percentual cai para 60%;

– 85% dos inadimplentes desconhecem a taxa de juros mensal cobrada quando não é feito o pagamento do valor total da fatura;

– 31% dos que não possuem dívidas pretendem realizar compras parceladas no cartão de crédito nos próximos seis meses, enquanto 22% dos inadimplentes pretendem realizar tal tipo de compra.

 Como definir qual máquina é boa para o seu negócio?

Primeiro, compare as vantagens e desvantagens de cada marca. Além da taxa, que é um custo variável de acordo com seu faturamento, você deve considerar custos fixos, como valor de mensalidade ou compra da máquina.

Além dos custos fixos, é preciso ter atenção às bandeiras aceitas. Lembrando que Visa e Mastercard são as mais comuns. Avalie se aceitar outras bandeiras fará a diferença para o seu negócio, como Elo, Amex, e cartões de alimentação como Sodexo e VR. 

A antecipação de recebíveis, também é algo que merece atenção. Verifique as taxas estabelecidas e a praticidade para realizá-la. Você consegue programar a antecipação para as datas que preferir? Consegue fazer sozinho ou depende de alguém para isso? Entenda as melhores condições para o seu negócio. 

Por último, mas não menos importante, pense no suporte. Em casos de problemas técnicos, é fundamental que você consiga ser atendido. De preferência, que possa escolher em qual canal: por telefone, chat online, e-mail etc. Os canais também devem estar disponíveis para tirar dúvidas sobre as máquinas e serviços. Isso traz mais segurança e tranquilidade na hora de realizar suas transações.

A partir de agora é com você. Mas a gente tem uma sugestão muito forte pra fazer.  A Stone tem tudo o que você procura em uma parceira de verdade. Atendimento humano, preço justo, ferramentas para facilitar a sua gestão e outras vantagens. Você pode conhecer mais aqui.

Obrigada pelo papo e boas vendas!