Sabe aquela máxima “quem não é visto não é lembrado”? Ela ganhou uma versão atualizada: “o que não está no Google não existe”. Vem conhecer o Google Meu Negócio.

Pode parecer exagero, mas fala a verdade: quando você quer saber mais sobre uma empresa, qual é a primeira coisa que você faz? Joga no Google. E quando você precisa comprar algo específico e não saber aonde ir? Joga no Google também.

E se o seu potencial cliente fizer uma pesquisa e a sua loja não aparecer? Ele muito provavelmente não saberá que você existe e que poderia oferecer justamente o que ele precisa de uma forma muito mais acessível. Você perde uma venda e ele, a possibilidade de te conhecer.

Isso não significa que se sua loja não estiver na maior ferramenta de buscas do mundo você não terá sucesso, mas a relevância de aparecer entre os resultados de busca da plataforma é indiscutível. Segundo dados da própria empresa, mensalmente são mais de 100 bilhões de buscas realizadas no Google.

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

Quando você faz uma transferência, você não precisa esperar até o dia seguinte pra que esse dinheiro esteja disponível na conta de quem recebe. Isso só acontece quando você faz um DOC. Se optar pela TED, o dinheiro cai na mesma hora. 

2.

Quando você faz uma transferência, você não precisa esperar até o dia seguinte pra que esse dinheiro esteja disponível na conta de quem recebe. Isso só acontece quando você faz um DOC. Se optar pela TED, o dinheiro cai na mesma hora. 

3.

Quando você faz uma transferência, você não precisa esperar até o dia seguinte pra que esse dinheiro esteja disponível na conta de quem recebe. Isso só acontece quando você faz um DOC. Se optar pela TED, o dinheiro cai na mesma hora. 

Mas sabia que para aparecer nos resultados de busca você não precisa ter um site? Sabendo que “pesquisar no Google” é um hábito enraizado nos consumidores atuais, a empresa criou uma ferramenta exclusiva para empreendedores: o Google Meu Negócio. 

Ela basicamente serve para ajudar a sua loja a ser referenciada tanto na busca do Google quanto no Google Maps quando os usuários fizerem buscas por serviços ou produtos que o seu negócio oferece. 

Se bem utilizada, a ferramenta não só te dará mais visibilidade, mas também pode te ajudar a atrair mais visitantes à sua loja e aumentar a confiança de clientes e potenciais clientes no seu empreendimento.

O QUE É O GOOGLE MEU NEGÓCIO?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta online gratuita que possibilita aumentar a presença da sua loja na internet. Sabe quando você abre o Google Maps e pesquisa por cafés, restaurantes, pet shops, lojas de roupa, etc., e o Google marca os principais negócios da região? Então. É o Google Meu Negócio que possibilita isso. 

Veja um exemplo:

Também é ele que possibilita que sua loja apareça para usuários que pesquisem apenas “roupas”, “café”, “pizza”, computador na Pesquisa do Google, por exemplo, redirecionando para estabelecimentos especializados no assunto da busca.

Por fim, no pacote ainda está inclusa a possibilidade de adicionar o nome, local e horário de funcionamento da sua loja, acrescentar fotos do estabelecimento, monitorar e responder feedbacks de clientes, entender como e onde as pessoas mais procuram por você, dentre outros recursos relevantes para a proliferação do seu negócio.

POR QUE CADASTRAR SUA LOJA NO GOOGLE MEU NEGÓCIO

Além da clara vantagem da presença online – isto é, estar na internet em um mundo onde as pessoas passam a maior parte do seu tempo conectadas -, temos, também, os benefícios específicos da ferramenta:

Gerenciar as informações da sua loja no Google Meu Negócio

Com o Google Meu Negócio, é possível gerenciar as informações que os usuários do Google visualizam quando pesquisam sua loja ou os produtos e serviços que você oferece.

De acordo com o próprio site, os negócios que verificam as informações com o Google têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores. 

Além disso, informando endereço, informações de contato e horário de funcionamento, você facilita que um potencial cliente encontre sua loja, aumentando suas chances de realizar uma venda.

Gerar engajamento com os clientes

A ferramenta ainda possibilita que você leia e responda aos comentários dos seus clientes e poste fotos que ilustram o seu estabelecimento, funcionando como uma “vitrine virtual”. 

Ainda de acordo com o Google, negócios que adicionam fotos ao seu cadastro na ferramenta recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que os concorrentes que não fazem isso.

Entender e ampliar o seu negócio com o Google Meu Negócio

Finalmente, o Google Meu Negócio compartilha insights de como os clientes encontraram sua loja e de onde eles são. 

Também é possível saber quantas pessoas ligaram diretamente para sua empresa usando o número de telefone exibido nos resultados de pesquisa e no Google Maps.

PASSO A PASSO PARA CADASTRAR SUA LOJA NO GOOGLE MEU NEGÓCIO

Agora que você já entendeu a importância de ter a sua loja cadastrada no Google Meu Negócio, confira o passo a passo para criar sua conta e começar a usufruir dos benefícios dessa ferramenta:

Como fazer o cadastro NO GOOGLE MEU NEGÓCIO

  • Passo 1: faça login na conta do Google que você deseja associar à sua empresa (ou crie uma, caso ainda não tenha);
  • Passo 2: acesse Google Meu Negócio e selecione “comece agora” no canto superior direito.
  • Passo 3: insira o nome da sua loja;
  • Passo 4: insira o endereço da sua loja;
  • Passo 5: escolha sua categoria de negócios (tente escolher a categoria mais precisa possível);
  • Passo 6: adicione o número de telefone ou o site da sua empresa;
  • Passo 7: escolha uma opção de verificação. Se você ainda não estiver pronto para verificar sua loja, clique em “Experimentar um método diferente” e em seguida “Mais tarde”.

COMO FAZER A VERIFICAÇÃO NO GOOGLE MEU NEGÓCIO

Verificação por cartão postal

  • Passo 1: verifique se o endereço da sua empresa está correto. Você também pode adicionar um nome de contato, para quem o cartão postal será endereçado;
  • Passo 2: clique em “Correio”. O cartão postal deve chegar até você entre 5 a 15 dias. Certifique-se de não editar o nome, o endereço ou a categoria da loja e evite solicitar um novo código antes de que ele chegue, pois isso pode atrasar o processo;
  • Passo 3: depois de receber o cartão postal, faça login no Google Meu Negócio, selecione sua loja e, em seguida, “Verificar agora”;
  • Passo 4: no campo Código, insira o código de verificação de cinco dígitos em seu cartão postal. Clique em “Enviar”;

Verificação por telefone

O Google permite que algumas empresas verifiquem sua localização por telefone. Se você estiver qualificado, verá a opção “Confirmar por telefone” ao iniciar o processo de verificação.

  • Passo 1: verifique se seu número de telefone está correto e escolha “Confirmar por telefone”;
  • Passo 2: insira o código de verificação que você receber no celular.

Verificação por e-mail

  • Passo 1: verifique se o seu endereço de e-mail está correto e escolha “Confirmar por e-mail”;
  • Passo 2: vá para sua caixa de entrada, abra o e-mail do Google Meu Negócio e clique no botão de verificação no e-mail.

COMO UTILIZAR O GOOGLE MEU NEGÓCIO PARA DIVULGAÇÃO

Existem algumas boas práticas que vão expandir a divulgação da sua loja através do Google Meu Negócio. Confira as principais:

Manter sua página sempre atualizada

Coloque-se no lugar do cliente. ele encontra uma loja que parece oferecer exatamente o que ele está procurando, que está próxima da sua casa e que conta com boas avaliações. Mas, quando resolve ligar, o número cai na caixa postal. 

Bem chato, concorda?

Escorregões como esse são comuns. Você pode simplesmente esquecer de atualizar seu endereço, o horário de funcionamento e as informações de contato, por exemplo, que tendem a mudar especialmente quando um negócio está em expansão.

Por isso, é importantíssimo manter na agenda uma revisão periódica da sua página – pode ser mensal, trimestral, semestral – para ter a certeza de que segue tudo alinhado.

Responder todos os feedbacks

Ao responder os comentários que seus clientes e potenciais clientes deixam na sua página, você mostra o quanto os valoriza. E, afinal, quem não gosta de ser tratado com carinho e atenção?

Mas lembre-se: as respostas estarão sempre em nome da sua empresa e são públicas, então tome cuidado com o que irá falar e como irá falar. Procure sempre prezar pelo total respeito e educação, mesmo diante de eventuais críticas negativas.

 Detalhar ao máximo suas informações

O Google Meu Negócio usa 3 fatores-chave para decidir qual loja aparece primeiro nos resultados de busca: relevância, distância e proeminência.

A relevância determina a melhor combinação entre uma empresa local e a pesquisa de um usuário. Enriquecer sua página com informações comerciais completas e detalhadas vai ajudar o Google a entender melhor sua loja e posicioná-la de acordo com sua relevância para ao consumidor.

A distância é quão perto você está da pessoa que procura por um negócio em particular. Mas tenha em mente que a relevância será sempre o fator mais forte: se uma empresa mais distante têm mais chances de oferecer o que o consumidor busca, o Google vai classificá-la em uma melhor posição do que a empresa mais próxima.

Já a proeminência tem a ver com quão conhecido é o seu negócio. Ela é avaliada em base das demais informações que o Google tem sobre uma empresa (como links para site da loja, artigos mencionando sua loja, fotos, dentre outras). 

Por isso, quanto mais rica for a sua página, mais chances você tem de que ela se destaque!

COMO MONITORAR RESULTADOS NO GOOGLE MEU NEGÓCIO

A maior contribuição do Google Meu Negócio para a sua loja são as informações que ele oferece em relação a como os clientes engajam com o seu estabelecimento. Transformando esse engajamento em insights, é possível aprimorar ainda mais o seu serviço ou produto para encantar a clientela e fazer do Google Meu Negócio um parceiro estratégico.

Eis alguns dos resultados que você pode medir:

  • quantidade de comentários;
  • média de avaliação dos clientes;
  • visualizações da sua loja, cliques e seguidores;
  • chamadas feitas à loja e rotas traçadas pelo público.

Se a loja tem poucas visualizações, por exemplo, vale se perguntar se a foto de capa é suficientemente atrativa, se as informações estão claras, se a página se mantém atualizada… É importante considerar que não existem fórmulas; tudo vai depender de testes. 

De tempos em tempos, troque a foto de capa para ver se os resultados melhoram, avalie se não é possível colocar mais informações de interesse do cliente (como um link para seu site, se houver, ou endereço de e-mail para contato), enriqueça o seu cadastro. Tudo isso pode contribuir para melhores resultados.

Outra boa prática é sempre responder os comentários – bons e ruins. Isso mostra que você se preocupa com o que o seu público tem a dizer sobre sua loja e faz com que o Google favoreça o seu estabelecimento nas pesquisas. 

Além disso, os comentários e avaliações são os melhores indicativos do que está dando certo e do que pode melhorar na sua loja. Não assuma uma posição combativa caso alguém avalie mal o seu negócio; procure entender a fundo o que aconteceu e, dependendo do caso, peça o e-mail de contato do cliente para tentar oferecer uma experiência melhor e reverter a avaliação negativa em uma positiva!

Faça de cada dado fornecido pela ferramenta uma lição. Encarando assim, você descobrirá no Google Meu Negócio uma inesgotável fonte de aprendizado! 

Ter sua loja entre os resultados de pesquisa no Google, ou referenciada pelo Google Maps, é um jeito altamente eficaz de fazer com que ela seja lembrada. 

E o melhor: como se trata de uma ferramenta gratuita e super fácil de usar, você só precisa investir alguns minutos do seu dia para começar a usufruir dos diversos benefícios que ela proporciona para o seu negócio!

 

Gostou da dica?

Então compartilhe o post nas suas redes sociais nos contando o que achou da ferramenta. Vamos adorar saber!

Obrigada pelo papo e até a próxima!