10 iniciativas interessantes para ajudar o Pequeno Negócio durante a pandemia

 10 iniciativas interessantes para ajudar o Pequeno Negócio durante a pandemia

Se você está por dentro da Campanha #CuideDoPequenoNegócio, sabe que, cada dia mais, estamos crescendo o movimento que incentiva o olhar para o pequeno empreendedor neste período de pandemia.

Mas não somos os únicos (ainda bem!) e, por isso, neste post, vamos divulgar algumas outras iniciativas em prol do pequeno negócio que devem ser vistas! 🙂

Vem ler!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

Com a crise do Coronavírus afetando os pequenos negócios, algumas marcas se juntaram e criaram iniciativas para protegê-los, oferecendo crédito e qualificação. Ao longo do post, vamos falar sobre algumas delas, como: Ajude o Pequeno; Estímulo 2020; Compre do Bairro; Compre do Pequeno; Magalu; e SOS Me poupe!.

2.

Outra iniciativa para ajudar os pequenos é a criação de vouchers futuros que são pagos agora pelo cliente e cujo valor é entregue às empresas. Assim, o consumidor pode usá-los quando os estabelecimentos forem reabertos. Vamos falar sobre: Apoie um restaurante; Beleza Amiga; Apoie um Salão; e Brinde do Bem.

3.

Nós da Stone também estamos presentes em parcerias importantes para os pequenos negócios, como o Compre do Bairro, Apoie um Restaurante e a Beleza Amiga. O primeiro estimula o desenvolvimento profissional dos donos de negócio, oferecendo conteúdos exclusivos sobre diversos temas. O Apoie um Restaurante tem o objetivo de oferecer suporte a restaurantes, bares, cafeterias e confeitarias que tiveram que fechar as portas por conta da pandemia. Já o Beleza Amiga é um movimento para ajudar os salões de beleza que tiveram que fechar durante a pandemia.

1. ajude o pequeno

O movimento Ajude o Pequeno é uma iniciativa sem fins lucrativos que surgiu com o objetivo de ajudar os pequenos negócios ao longo da crise que enfrentamos no Brasil.

Para isso, o movimento criou um grande ecossistema colaborativo entre aqueles que precisam de ajuda e os que estão dispostos em ajudar. Pensando nisso, o Ajude o Pequeno criou uma plataforma especial com conteúdos diversos e marketplace. Assim, o empreendedor pode se qualificar e ainda ficar conectado aos seus clientes.

Quando ele se cadastra na plataforma, tem acesso a videoaulas de especialistas sobre diferentes temas, como vendas online, finanças para negócios, marketing, delivery e empreendedorismo.

Quer conhecer a iniciativa? Acesse o site: https://ajudeopequeno.com.br/

2. estímulo 2020

O estímulo 2020 também não tem fins lucrativos e é composto por pessoas dispostas a resolver os desafios que se colocaram para o país neste momento e para as micro e pequenas empresas. A iniciativa conta com um grupo que reconhece sua responsabilidade social e é formado por cidadãos, empresários e organizações do 3º setor.

Para ajudar os pequenos negócios e os empregos que eles geram, a iniciativa capta doações privadas com o objetivo de dar crédito a taxas diferenciadas para as empresas por meio de uma plataforma digital.

Para saber mais sobre essa iniciativa, acesse: https://apoiandonegocios.org/

3. compre do bairro

O movimento Compre do Bairro é uma iniciativa sem fins lucrativos e que tem como propósito oferecer um suporte para o pequeno negócio, garantindo rentabilidade e aumento do fluxo de compras.

Para isso, disponibiliza capacitação técnica sem custo para os varejistas que desejam otimizar o seu negócio. Os conteúdos oferecidos abrangem assuntos como gestão financeira, marketing digital, recursos humanos, experiência do cliente e acesso a crédito.

A iniciativa é uma parceria entre os líderes das empresas Grupo Malwee; Ambev; Magazine Luiza; Grupo Boticário; Embelleze; e nós da Stone; com o Sebrae.

Quer saber mais? Então clique aqui: https://www.movimentocompredobairro.com.br/

4. compre do pequeno

O Compre do Pequeno é uma iniciativa do Sebrae que conta com a parceria da Caixa Econômica Federal para oferecer crédito facilitado aos negócios que precisam de ajuda no combate contra a crise provocada pelo Coronavírus.

O movimento também disponibiliza uma plataforma para educação empreendedora, com cursos online ministrados por professoras especialistas e que ensinam tudo o que você precisa saber sobre empreendedorismo. Além disso, o movimento conta com uma série de outros conteúdos completos e cheios de dicas financeiras para ajudar o pequeno negócio a enfrentar a crise.

Para saber mais, acesse: https://www.sebrae.com.br/

5. parceiro magalu

Que a Magazine Luiza está envolvida em iniciativas para ajudar o pequeno negócio durante a crise não é novidade. Para isso, a Magalu disponibiliza a criação de lojas online para os autônomos e os pequenos em apenas 5 minutos e de forma gratuita.

Assim, os autônomos podem vender seus produtos e garantirem uma comissão de 12% sobre cada venda. Já para varejistas que têm loja física e que desejam vender mais, é possível continuar na ativa digitalmente e alcançar não apenas os clientes que já te conhecem, mas todos os usuários que navegam pelo site. O melhor é que a entrega dos produtos também é feita pela equipe da Magalu e você não precisa se preocupar com isso.

Quer mais informações sobre essa iniciativa? Acesse: https://www.parceiromagalu.com.br/

6. sos me poupe!

O SOS Me Poupe! é um movimento da empresa da Nathalia Arcuri, especialista em finanças e dona do maior canal de educação financeira do Brasil, o Me Poupe!. A iniciativa tem o objetivo de ajudar os autônomos e donos de pequenos negócios a não fecharem durante a crise. Trata-se de um movimento que permite às empresas a divulgarem seus produtos e serviços em plataformas que alcançam, em média, 15 milhões de pessoas mensalmente.

Além disso, o SOS Me Poupe também disponibiliza conteúdos ricos e práticos para uma melhor gestão financeira e digital do negócio. O melhor é que, para isso, você não paga nada, o movimento é gratuito.

Para saber mais, acesse: http://conteudo.mepoupenaweb.com.br/sosmepoupe

iniciativas de compra futura

Além dos movimentos para qualificar e oferecer crédito aos empreendedores, existem iniciativas que oferecem vouchers para os clientes utilizarem em compras futuras nos estabelecimentos que estão fechados durante a pandemia. Confira algumas!

1. apoie um restaurante

O Apoie Um Restaurante é uma iniciativa da marca Stella Artois, em parceria com o Chefs Club e nós da Stone e, agora, também com a Nestlé e com a Nespresso. O objetivo do movimento é oferecer um suporte a todos os restaurantes, bares, cafeterias e confeitarias que tiveram que fechar as portas por conta da pandemia.

Hoje, o Apoie um Restaurante conta com mais de 100 mil vouchers. Eles podem ser comprados com 50% de desconto e utilizados quando os estabelecimentos forem reabertos. Além disso, os vouchers têm validade até 31/12/2020 e há uma limitação de duas unidades (em categorias diferentes) por CPF.

Saiba mais sobre essa iniciativa: https://www.apoieumrestaurante.com.br/

2. beleza amiga

Com a pandemia do Coronavírus, os salões de beleza foram um dos mais impactados. Afinal, estamos falando de um serviço presencial que teve que fechar as portas. Pensando nisso, a iniciativa Beleza Amiga, fruto da parceria entre a L’Oréal Produtos Profissionais, a Trinks e nós da Stone, tem o objetivo de ajudar esses estabelecimentos.

O cliente pode colaborar com o salão de sua preferência e pode usar esse valor quando o estabelecimento reabrir, desfrutando do serviço de beleza. Além disso, quem fizer uma contribuição também ganha um voucher de desconto em produtos L’Oréal na loja oficial Segredos de Salão.

Para saber mais sobre esse movimento, acesse: https://www.belezaamiga.com.br/

3. apoie um salão

Também pensando nas dificuldades que os salões de beleza estão enfrentando durante a crise, a Avec criou o movimento Apoie um Salão. Clientes que quiserem ajudar um profissional podem comprar um voucher de serviços, ganhando um bônus de 50%.

Na prática, o cliente utiliza o serviço só quando o isolamento acabar, mas o valor pago é imediatamente direcionado ao profissional escolhido. A margem da Avec também é revertida para o setor.

Acesse o site e saiba mais sobre o Apoie um Salão: www.apoieumsalao.com.br/‎

4. brinde do bem

O Brinde do Bem foi uma campanha da Heineken que já contou com mais de 75 mil contribuições, ajudando os mais de 6300 bares cadastrados por todos os estados brasileiros. A boa notícia é que ainda é possível ajudar esses estabelecimentos.

Funciona assim: o cliente escolhe seu bar preferido na lista e faz uma contribuição em dinheiro. Então, quando os estabelecimentos forem reabertos, esse consumidor recebe o valor dessa doação para utilizar no bar escolhido.

A iniciativa já contou com a colaboração de mais de 50 mil consumidores até agora. Para saber mais, clique aqui: https://brindedobem.abacashi.com/home

É bacana ver quanta gente tem ajudado o pequeno negócio neste momento tão difícil. Além de todas essas iniciativas, muita gente está preparando conteúdos exclusivos para os pequenos lidarem com a crise.

Nós da Stone temos um blog (esse aqui!) focado nesse assunto. Além disso, também disponibilizamos ferramentas gratuitas para ajudar você nesse momento. Veja aqui: Ferramentas para apoiar os negócios.

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *